SPV_050309

Por que, muitas vezes, a nossa oração não é atendida?

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 5 de março.
Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
São Mateus 7,7-12.

.: Ouça a mensagem

Onde está a eficácia da oração? Qual é a diferença entre uma oração que é atendida e a que não se deixa atender? Está no coração, na mentalidade, porque Deus sempre atende a oração do seu filho. Quando nós rezamos, a oração que o Pai do céu atende é aquela que é feita em nome de Jesus, que é feita com o coração do Senhor.

É Cristo quem fala esta Palavra, o que o Senhor está dizendo é: “Pedi e vos será dado, procurai e encontrareis, batei e a porta vos será aberta”.

Santa Teresa D’Ávila, uma mulher muito orante, dizia que quem pede recebe e que quem não o faz, não recebe. É importante pedir, se não o fosse, Jesus não não nos diria para fazermos isso. Mas você pode dizer: “Deus já sabe do que eu preciso hoje!” Ele sabe mesmo, mas sabe também que você precisa orar e colocar diante d’Ele o seu coração.

O coração daquele que segue a Cristo é um coração perseverante. Muitas coisas nós deixamos de receber na nossa vida, porque não perseveramos. No nosso trabalho é assim, nas nossas virtudes, nos estudos, na nossa vida familiar também é assim. E vemos quantos casamentos esmorecem por falta de perseverança, porque um dos dois não persevera o matrimônio fica comprometido. Da mesma forma, quantos não alcançam os sonhos e os objetivos, porque não perseveram. Também na oração é assim, nós vivemos a oração, mas também a perseverança, crendo no Senhor, esperando que Ele nos atenda.

Não desista de bater à porta, não desista de pedir! A vida espiritual é uma batalha e nós temos de ser ativos e buscar crescer. Por isso, no Espírito Santo, perguntamos a Deus o que está acontecendo e por que não veio a resposta do nosso pedido, o que está impedindo que a graça chegue.

Deus responde desde o primeiro momento, mas nós é que não estamos acostumados a escutá-Lo, por essa razão é preciso orar muitas vezes. E isso só é possível a uma pessoa de fé, porque quem não crê ou quem tem uma fé muito fragilizada desiste depois de ter batido e a porta não ter sido aberta. Ao passo que quem é experimentado na oração, que caminha e ora com constância, sabe que mesmo que a porta não se abra, que ele deve continuar até que esta se abra.

Você tem orado assim? Com a mentalidade e com o coração de Jesus? Porque aquele que tem um coração de filho consegue experimentar as graças do Pai. E o Pai está atento a você! Deus sabe o que está no nosso coração.

A Quaresma é tempo de oração, é tempo de nos unirmos à Igreja ainda mais. Não é quando estamos juntos, e sim, quando estamos unidos. Você pode estar unido a uma pessoa do outro lado do mundo em oração. E Jesus prometeu que quando orarmos unidos o Pai do céu nos atenderá. E como a Igreja no mundo inteiro está unida, se você se une a ela o seu pedido é unido ao dela.

Quaresma é tempo de graça, de purificação. Para a desintoxicação é preciso tomar remédio, é preciso deixar de comer. É para isso que jejuamos, muitas vezes, a nossa vida espiritual está pesada e Jesus quer nos purificar, quer arrumar a casa do nosso coração. O Senhor nos diz que devemos crer e deixá-Lo tocar o nosso coração.

É tempo de voltar para Deus, para casa do Pai, que o ama. Volte para Aquele que pode fazê-lo feliz. É preciso deixar que a santidade e a bondade de Deus mudem os nossos pensamentos e os nossos sentimentos.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação de Célia Maria Grego