Sorrindo pra Vida 04/01/07

Permanecer em Deus

Mensagem de Padre Eliano no Programa Sorrindo pra Vida do dia 04/01/07

A Palavra do Senhor, nos diz: Evangelho de São João 15, 1-11:



.: Ouça: Mensagem de Padre Eliano na íntegra

Duas perguntas devem guiar o nosso coração na reflexão desse trecho do Evangelho: O que significa permanecer em Cristo? E quais são os frutos que o Pai espera?

Quando vemos Jesus falando da videira e dos ramos, nós já começamos a entender que Ele é esta videira. E sendo Ele a “videira” não existe outro no qual nós devemos colocar nossa confiança. Só contempla a alegria, que o Senhor fala no final dessa leitura, aquele que se abre a esta experiência. Aquele que se abre à experiência de permanecer no Senhor. Eu vejo que a palavra ‘permanecer’ vai guiar todo esse momento de oração. Devemos aprender a permanecer no Senhor, Ele é o único Senhor, a quem devemos procurar com todas as forças do nosso coração, com todo o nosso ser, com todo o desejo de nossa alma. Só Ele é capaz de oferecer a vida plena pela qual procuramos.

Quando falamos deste tema, que é a vinha, vemos que ele também é muito desenvolvido no Antigo Testamento, lembramos que Deus compara o povo de Israel com uma vinha bem cuidada pelo seu senhor. da mesma forma, o nosso Senhor cuida de nós, e quando eu pensava nessa dimensão da vinha, eu me recordava do quanto nós devemos ser gratos a Deus e o quanto, em várias situações, nós somos ingratos. Nós não sabemos louvar, nos deixamos vencer pelas murmurações, pelas reclamações, e quantas vezes, nos deixamo-nos vencer por aquilo que falta e esquecemos de louvar a Deus por aquilo que temos… Quanta ingratidão! No livro do profeta Isaías 5, 3-4, diz assim: “E agora, habitantes de Jerusalém, e vós, homens de Judá, sede juízes entre mim e minha vinha. Que se poderia fazer por minha vinha, que eu não tenha feito?” Deus, na boca do profeta, nos questiona. Ele tem um cuidado todo especial conosco e é claro que não falta nada para Deus fazer em nossas vidas que Ele já não tenha feito no momento certo. Deus cuida de sua “vinha”, que somos nós, com um cuidado amoroso e paciente.

Será que você não está nesta situação? Será que você não está com seu coração tomado pelas murmurações e não está conseguindo ter um coração agradecido? A Palavra de Deus nos chama a permanecer no Senhor, a estarmos firmados n’Ele. Pos isso, eu peço a Jesus, como sacerdote que sou, pela sua intenção: Você que, diante do sofrimento, está sem esperanças. Somente Jesus é a videira verdadeira, por isso peçamos a Ele: “Dá-nos a confiança de nos lançar em Ti, Senhor”.

No final do livro do profeta Isaías, ele diz: “Porque, quando eu esperava uvas boas, ela deu apenas uvas azedas?” É o tema da esterilidade. Deus, que investe tanto, mas a vinha acaba não dando bons frutos. Jesus assume esse papel, o de dar os verdadeiros frutos para o Pai. Frutos plenos de amor, frutos de graça. No Antigo Testamento, Deus tinha uma vinha, e no Novo Testamento, o Senhor mesmo é esta vinha. É por isso que Ele pode dar, finalmente, os frutos esperados. Jesus não é somente dom de Deus, mas também resposta do homem. Em Jesus, o Pai encontrou finalmente a obediência e o amor que esperava. E os discípulos, que permanecem na videira verdadeira, que é Jesus, é que dão uma resposta autêntica diante do Pai e dão frutos abundantes. Porque o Senhor manifesta esta aliança conosco, aliança de amor, e os frutos que Ele deseja não são outros senão os frutos do amor. “Se querais dar frutos, permaneçais no meu amor”.

João nos faz uma advertência para a realidade da perseguição e da provação. O Pai poda a sua vinha: “Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto”. Podemos ter duas reações diante dessa “poda”. O ramo pode perder a sua seiva e a sua força se não aceitar essa poda, ou aceitá-la para crescer e florescer. Eu preciso aceitar essa experiência da “poda”. E como temos aceitado essas podas? Estamos rejeitando e secando, ou estamos as aceitando para crescer e ser formados?

Que o nosso coração possa mergulhar nessa Palavra, porque “se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado. Que deis muito fruto e vos tornei meus discípulos.” Por isso, abra verdadeiramente o seu coração e reflita.

Padre Eliano
Fraternidade Javé Salvador


Deus não nos quer sofrendo, mas usa dos sofrimentos para o nosso bem, por isso é preciso de ter um olhar de esperança e de fé para aquilo que hoje você está vivendo. O que eu posso colher de bom do que estou vivendo? Muitas pessoas se afastam de Deus e da Igreja por causa dos sofrimentos, decepções e perseguições. Deus o acolhe no dia de hoje, queira estar com Ele.

Até o silêncio de Deus é uma resposta. Nem sempre ela [resposta] é do jeito que queremos, por isso é preciso ser dócil. Queremos ter tudo em nossas mãos, mas é preciso permitir que as coisas estejam nas mãos do Senhor, para que Ele as conduza. Deus sempre vai providenciar o melhor para nós.

Hoje chegamos a 8% da nossa campanha. Por favor, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Para que possamos continuar evangelizando, nós precisamos de sua ajuda. Esteja conosco também em oração nestes dias, nós contamos com você.


Ajude a Canção Nova a evangelizar
.: Associe-se a Canção Nova :.
.: Depósito ON-LINE :.
.: Nossas CONTAS BANCÁRIAS :.

Nosso telefone: (12) 3186-2600


Livro: Eu acredito em milagres
Gabriel Chalita
R$ 17,90

Livro: Gotas de Cura Interior
Padre Léo, SCJ
R$ 14,90

Livro: Famílias Restauradas
Padre Léo, SCJ
R$ 13,90