SPV_24.01.08

Peçamos o dom do discernimento ao Espírito Santo

Mensagem do Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 24.01.08.

A Palavra, que vamos partilhar hoje, está em I João 4,1-6

.: Ouça a mensagem

Márcio Mendes

Clamamos ao Espírito Santo para não darmos crédito a qualquer espírito, todo cristão deve dar crédito somente ao Espírito de Deus.

“Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo” (I João 4,1). Não acredite em qualquer inspiração. Ele [Espírito Santo de Deus] nos ilumina e nos conduz sempre quando O invocamos.

Jesus é o nosso guia e o Espírito Santo nos ajuda, nos consola, é a alegria de nossas almas e nos inspira bons sentimentos. O mérito de seus filhos é fazer a vontade de Deus, e o Espírito Santo nos ajuda nessa missão se colaborarmos.

O espírito da escuridão, das trevas, dos erros, o espírito deste mundo inspira os que são dele a fazer as obras do mal, da discórdia. E Jesus veio para destruir as obras do maligno; por isso que existem os filhos de Deus para combater o espírito do mal.

O nosso mundo está cheio de inspirações, mas nem sabemos de onde vêm muitos livros, TVs, revistas, artes, etc. “Não deis fé a qualquer espírito”(I João 4,1), porque o mundo está cheio de maldade, falsos profetas e inspirações que não são de Deus. A Palavra nos ensina a não acreditarmos em tudo o que nos falam, nas coisas do mundo, colocando fé em coisas ridículas. Devemos permanecer perto de Deus, com o Espírito Santo.

Com muita criatividade e talento, o mundo nos seduz e, às vezes, muitas coisas parecem ser boas, mas na realidade nem todas são do Senhor. A história prova que Jesus existiu e todos os milagres comprovam isso, mas o mundo deturpa algumas coisas. Assim como o cavalo-de-tróia, que era um presente grande e bonito, mas estava cheio de soldados e os homens tiveram uma surpresa, pois havia dentro dele soldados do exército inimigo e tomaram conta da cidade. Para quem não conhece a história foi uma guerra entre Tróia e Esparta, os dois países da Antiguidade, num dia em que combatiam, os troianos colocaram dentro do cavalo de madeira muitos soldados e o deram de presente a Esparta; e os espartanos o colocaram no meio da cidade e conviveram com o objeto achando-o bonito, mas à noite os soldados saíram de dentro dele e os atacaram e venceram a guerra.

Por isso, o Espírito Santo quer nos iluminar e nos ensinar para ver se as coisas com que você se relaciona são de Deus. Em todos os momentos. Isso é uma graça que temos de pedir todos os dias ao Espírito Santo. Tenha os olhos atentos, o coração atento, mas também não seja precipitado em dizer que tudo é do maligno, sendo que, às vezes, não é dele. Peça o discernimento para o Espírito, pois tudo vem pelo bom discernimento para que saibamos a verdade, de onde vem aquela inspiração.

Reze sempre se você tem alguma dúvida e não tenha vergonha de pedir para Ele [Espírito Santo] o ajudar, invoque-O. A Igreja dá uma indulgência à pessoa que O invoca, e não só nas reuniões de igreja, mas em tudo clame e peça a Ele, porque quando pecamos, a Igreja nos dá a indulgência para suprir nossos pecados. Olhe que coisa boa! Cristãos, peçam ao Espírito Santo para sempre ajudá-los em todas as necessidades da vida. Apresente-as ao Senhor para você ser certeiro em tudo o que fizer. Confronte tudo sempre com a Palavra de Deus, ela nos revela e confirma se algo vem de Deus ou se é humano. Ela denuncia as obras do diabo e quem tem a Sagrada Escritura tem a intimidade com Deus e nunca será enganado pelas obras do maligno.

Quem professa que Jesus veio deste mundo, este será um pedaço do céu. Já vencemos os filhos da maldade, mas ainda os estamos combatendo, mas temos de fazer boas obras, ser transformados. Tendo amor a todos. A fé, em Jesus Cristo que se encarnou, nos faz ser pacientes e enfrentar os acontecimentos do nosso dia-a dia. Olhe que paciência Jesus teve com Judas? O Senhor sabia que este roubava e era o que era, mas foi paciente com ele e o amou até o fim. Seja prestativo com seus irmãos, amigos, familiares, tenha os olhos de Jesus.

Preste atenção para ver de onde vêm as coisas: se são humanas, do maligno ou de Deus. Peça ao Espírito Santo para iluminar seus caminhos. Somos filhos de Deus e proclamamos a nossa fé, pois somos filhos do Céu. Quem é de Deus escuta o que a Igreja fala, escuta a Palavra de Deus, dos padres, dos pastores, dos pregadores, do Papa.

Que o seu coração se abra para as coisas de Deus e se feche para as coisas que não são d’Ele. Que o Senhor lhe dê um coração atento a tudo que o rodeia. E Deus vai enchê-lo de inspirações que vêm só do Espírito Santo, faça a vontade de Deus em sua vida, escute a voz que vem de Jesus.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Alcançamos 68% do Projeto Dai-me Almas do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Assista o programa do Márcio Mendes ‘Na fé tudo se alcança’


Adquira em nosso shopping:


Lançamento:
Retiro Popular 2008 ‘Eu vi o Senhor’

Dom Alberto Taveira
R$ 4,90


.: Livro
‘O dom das lágrimas’
Márcio Mendes