Nossa Senhora do Carmo

Peça ajuda à Nossa Senhora do Carmo

Nesta dia 16 de julho, festejamos Nossa Senhora do Carmo.
E é com esse título, em especial, que toda a família Canção Nova invoca a intercessão da Mãe de Deus e nossa neste mês para que Ela venha em socorro de todas as nossas necessidades.

Reze conosco neste dia especial

Oração: Venha em nossa ajuda, Senhor, a intercessão da gloriosa e Bem-Aventurada sempre Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo. Concedei-nos, por sua intercessão, chegarmos à verdadeira montanha, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém!

Conheça a história dessa devoção

Sempre que você encontrar-se diante de uma situação DIFÍCIL, onde suas forças e seus conhecimentos não são capazes de RESOLVER, não entre em pânico. Peça ajuda à Nossa Senhora do Carmo.

A ordem dos carmelitas venera com muito carinho o profeta Elias, considerado seu patriarca modelo, e a Virgem Maria, venerada com o título de Bem-Aventurada Virgem do Carmo.

Um livro muito antigo da ordem comenta a visão de Elias mostrando a Virgem dirigindo-se ao Monte Carmelo em forma de uma nuvem que saía da terra. Os monges, no ano 93 da era cristã, construíram no Carmelo uma capela à Virgem. Quando foram expulsos pelos sarracenos no século 13, espalharam-se pelo Ocidente e fundaram vários mosteiros. Divulgaram a devoção a Nossa Senhora do Carmo. Uma visão do frade carmelita Simão Stock mostrava a Virgem Maria cercada de anjos, segurando nas mãos o escapulário da ordem e afirmando: “Eis o privilégio que dou a ti e a todos os filhos do Carmelo: todo o que for revestido deste hábito será salvo”. Vem daí a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

O Papa Pio 12 recomendou essa devoção que entende o escapulário como uma veste mariana, símbolo da proteção da Mãe de Deus

Nossa Senhora do Carmo,
Padroeira, Mãe e Irmã da Ordem do Carmo

A Ordem celebra a Solenidade da Virgem Maria, Mãe do Carmelo, a quem deve tudo o que é. No início do séc. XIII, nasceu juridicamente a Ordem do Carmo com o título de Santa Maria do Monte Carmelo. Esta invocação, que exprime o conjunto de benefícios recebidos de nossa Padroeira, começou, no século XIV, a celebrar-se na Inglaterra com toda a solenidade, expandindo-se rapidamente por toda a Ordem, e atingiu o seu apogeu nos princípios do séc. XVII, quando um Capítulo Geral declarou esta comemoração como a festa principal e mais solene de toda a Ordem; foi também reconhecida como a festa principal para a confraria do Santo Escapulário pelo Papa Paulo V.

A Liturgia desta solenidade constitui uma ação de graças ao Pai por este dom imenso do seu Amor e, ao mesmo tempo, canta as glórias de Maria na contemplação do seu mistério e da sua missão de Mãe de todos os homens e como Rainha do Carmelo.

Maria é a Virgem Orante, modelo na meditação, vivência e pregação da palavra; Maria é a Mãe Espiritual que acompanha o nosso crescimento até à plenitude de Cristo, desde as águas do batismo até à Glória de Deus.

» Novena de Nossa Senhora do Carmo