SPV_280208

Para que o seu coração não se endureça é preciso rezar todos os dias

Mensagem do Ricardo Sá no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 28

A Palavra que Deus nos dá para meditarmos hoje, está em Lucas 11,14-23 e também em Jeremias 7,23-28.

.: Ouça a mensagem

Ricardo Sá
Foto: Natalino Ueda

“Eles, porém, não escutaram, nem prestaram ouvidos, seguindo os maus conselhos de seus corações empedernidos,” (Lucas 7, 24).

É preciso romper com a indiferença à Palavra de Deus, que é a voz do Senhor e estarmos atentos no que diz a Bíblia.

Como resisto às leis do Senhor, deixando que meu coração fique duro?
Uma das respostas são as más inclinações que temos dentro de nós. Elas, apesar de serem mal, nos ajudam a crescer espiritualmente, para que elas não nos derrubem, mas nos ponham de joelhos, para que possamos converter a situação e voltar fazendo sempre o bem, fazendo uma boa confissão, fazendo adoração e nossas práticas espirituais, para que nenhumas destas ações nos separem do amor de Deus. Não esconda a sua má inclinação, mas assuma para superá-las.
Não existe má inclinação que nos separe do amor de Deus. Nós, povo de Deus, somos repletos delas, mas não ficamos longe do Seu amor.

Uma comparação do joio e do trigo, como está na Palavra: quanto mais o trigo cresce, mais ele se dobra, enquanto o joio vai ficando mais duro, quando chegar a colheita, o trigo vai estar dobrado assim como o cristão, sensível à voz de Deus. Então, nós nos dobramos às vontades do Pai e, chegando a hora da colheita, a máquina que vem ceifar, vai tirando somente o joio que está maior e comprido, enquanto o trigo – que são as boas inclinações em nós – vai estar dobrado e não vai ser retirado. Por isso, não tenha medo da hora da colheita, mas seja o trigo, fazendo sempre a vontade do Senhor em sua vida.

Para que o meu coração não se endureça é preciso rezar todos os dias, a fim de que tenha uma experiência pessoal com Deus. Não queira mediocridade no seu coração, queira ser alguém que quer ter uma intimidade com Cristo. Se você não sabe, peça a Deus: “Senhor me ensine a rezar”. Pegue as continhas do terço e reze: “Senhor me ensine a rezar, Senhor me ensine a rezar…” Quanto mais rezarmos, mais vamos querer rezar e isso acontece ao contrário também, quanto menos rezarmos, menos queremos rezar.

É preciso exercitar as virtudes, para que nosso coração não endureça, pois elas que são as forças da alma, (no grego quer dizer virtus + forças da alma), se não a exercitarmos elas desaparecerão de nossa vida e isso é um perigo. Peça ajuda a alguém que lhe ensine a rezar.

Nós somos pessoas que vivemos sozinhos, existem situações das quais sozinhos não conseguimos sair, nós vivemos num mundo que nos assola com o sucesso e temos que dar certo, mas para que nosso seu coração não se endureça, é preciso ir ao encontro do outro, descobrir pessoas maravilhosas e verdadeiras amizades. Há pessoas que nos conduzem para Deus somente pela presença, com uma facilidade incrível, mas também existem aquelas que nos inspiram para o mal.

“Não importam as circunstâncias e não importam as adversidades, por mais difícil que seja eu vou seguir em frente e vou reunir todas as forças para que eu me transforme cada vez mais na pessoa que eu decidir ser” (Madre Tereza de Calcutá).

Relacione com as pessoas que o inspiram a ser de Deus, com aquelas que o ajudam a ser de Deus, a rezar e ter a intimidade com Ele. É como a Bíblia fala: “más amizades corrompem bons costumes”.

Cultive as boas amizades. E se você necessitar se afastar das más amizades, não que seja preconceito, mas para enxergar melhor, de pessoas confusas que mexem no seu interior, ás vezes estou tão perto que não enxergo o mal que me faz aquela pessoa, mas o Espírito Santo nos ajuda e nos alerta.

Vamos seguir adiante para que o meu coração não se endureça, não basta o Sorrindo pra Vida, a Canção Nova, é necessário a comunidade, o amor dos irmãos, da experiência que Deus nos proporciona dentro de sua paróquia, pois eles é que vão nos ajudar, e o mais lindo instrumento de transformação, são os irmãos; que só com as pessoas que nos amam e nos adverte o que está errado em minhas atitudes, para eu ser melhor.

Eu vou rezar porque preciso que as más inclinações não endureçam o meu coração. Para não perder a felicidade que o Senhor tem para nós.

Peça ajuda a verdadeiras amizades, tenha uma meta (é necessário ter uma meta para prosseguir e afeiçoar ao Nosso Senhor Jesus) e agora você vai continuar a sua lista de exercícios para não endurecer o seu coração.

Senhor tenha piedade de mim!

Ricardo Sá
Missionário da Canção Nova

Alcançamos 82% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de fevereiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Retiro Popular com Dom Alberto Taveira


Adquira em nosso shopping:


.:Livro
A Biblia no meu dia-a-dia.
Mons. Jonas Abib.


.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos

.:CD
Cantarei Vitória
Ricardo Sá