SVP 21.07.09

Para exercer eficazmente a missão é preciso humildade e fé

Mensagem do padre Eliano Luiz no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 21 de julho.
Padre Eliano
Foto: Arquivo CN

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
João 21, 15-19.

Uma resposta plena e autêntica precisa ser em Nosso Senhor Jesus Cristo. Você iria confiar uma tarefa extraordinária a alguém que tivesse negado o Senhor? Será que você daria essa tarefa a alguém assim? Por que a Igreja não escondeu esse Evangelho (Mateus 26, 69-75)? É que Cristo escolhe o fraco e o capacita para desenvolver a missão. E Pedro passou por esse processo.

.: Ouça a mensagem

Dentro do processo o Senhor não deseja que essa negação fique esquecida, mas ela deve vir à tona para que a cura também venha à tona. Temos que aprender com nossos erros, por que senão para que Jesus iria lembrar Pedro sobre a negação? Para fazê-lo sofrer? Não! É uma lembrança que cura, porque está pautada no amor. Quando nos lembramos de algo, firmados no amor, a cura acontece; mas quando o fazemos, firmados na culpa, pautamos a vida por um espírito de morte.

Para você que nega sua missão, sua autoridade, sua função, sua história, seus erros do passado, Deus derrama uma graça sobre o seu coração despertando-o para o novo. Mas esse novo precisa ser visualizado, contemplado no amor; caso contrário, você estará firmado em todos os sentimentos ruins no seu coração.

Com isso, Jesus não quer simplesmente recolocar Pedro no apostolado; só isso não bastaria. Muitas vezes, queremos retomar nossa autoridade, mas é preciso ter um coração novo, pois Cristo quer muito mais, o significado disso é muito mais profundo, porque aqui aparece, com toda a clareza, algo que temos dificuldade de aceitar: nossa fraqueza. É o contraste entre a fraqueza de Pedro e a grandeza da missão que lhe é confiada. O Evangelho e outras passagens da Bíblia revelam esse “escândalo” da escolha divina, a qual fere nossa humanidade.

São João da Cruz diz: “Ao entardecer da vida sereis examinados no amor”. Você quer examinar, junto com Jesus, a sua vida no amor? Comece a refletir e a deixar aflorar tudo aquilo que você guardou. A partir disso, o grande apóstolo passa por uma profunda reconciliação com o Messias e com ele mesmo. Da mesma forma, sem a reconciliação com Jesus e consigo, você não vai conseguir se reconciliar com sua história, com seu marido, com seus filhos; você não vai se reconciliar com ninguém, pois seu coração estará fragmentando com muitas coisas que foram quebradas ao longo da vida. Assim, você não conseguirá olhar o todo que Deus fez na sua vida. E nisso corremos o risco de não olhar para aquilo que realmente somos; tudo depende da forma que olhamos tudo e todos. Aprenda a olhar sua vida como o Senhor a olha, deixe Deus olhar você e amá-lo.

Para exercer, eficazmente, a missão é preciso humildade e fé. Assuma isso no seu coração. Só o amor pode ser a garantia de fidelidade; Pedro teve de amadurecer no amor para seguir o Mestre. Não basta o seguimento, é preciso amadurecer no amor. Se você seguir, sem amadurecer no amor, seguirá por pouco tempo, porque não terá forças para sustentar a missão; é em Jesus que nós realizamos a missão.

A eficácia da missão vem do amor, Pedro contemplou isso na experiência da sua fraqueza. A nossa fraqueza nos dobra para que aceitemos a profecia do Cristo na nossa vida. É necessária a fraqueza para não nos tornamos autosuficientes. Por isso a resposta do apóstolo não é orgulhosa: “Sim, Senhor, Tu sabes que te amo”. Ele não ousa dizer que O ama mais que os outros.

Eu espero que sua forma de se relacionar com Deus mude, pois, muitas vezes, você tem um relacionamento com o Senhor só de exigências, como um se Ele fosse um patrão.

Apesar de sua fraqueza, Pedro vai servir. Cristo, no Seu amor, confia as Suas ovelhas a ele [Pedro], confia a missão a alguém limitado. Veja como a sua missão é importante, não é só responder na sua medida, mas ser essa presença do Cristo na sua casa, família, na sua missão. A referência do serviço não é nossa fraqueza, mas o Cristo que nos transforma e nos envia. Com essa referência temos paz e não culpa.


Padre Eliano Luiz, sjs
Fraternidade Jesus Salvador