Texto de Cleto Coelho

Para Deus nada é impossível

Constantemente nos deparamos com situações que, humanamente, é impossível ver uma saída, uma solução. Há problemas que, além de nos deixarem perdidos, nos fazem ficar desesperados.

Tenho refletido muito sobre o verbo “perder”, o qual, ao longo dos dias, eu e você estamos sujeitos a vivenciar. É justamente nesses momentos que surgem as dúvidas. E qual é o significado de dúvida? Duvidar é não acreditar. Portanto, temos duas opções: acreditar ou não acreditar.

Todos nós somos convidados a “acreditar sempre”! Em qual situação, você necessita de esperança.

A Sagrada Escritura diz que “para Deus nada é impossível” (cf. Lc 1,37) e que “a Deus tudo é possível” (cf. Mt 19,26). “O que é impossível aos homens é possível a Deus” (Lc 18,27). Em outras palavras, podemos dizer: “Com Deus tem jeito!”

Arquivo

Dar vez ao desespero é perder a esperança de conseguir algo, por isso dê um ponto final no desespero. Descobrir os valores em meio às perdas é a grande tacada do cristão. Em vez de de duvidar, confie sempre!

Vejam quantos exemplos de perdas podem acontecer conosco: a perda da saúde física, do sabor pela vida, da calma, do emprego, de um ente querido, de um pênalti, da casa que foi a leilão, do carro, de um filho para as drogas, da separação dos pais, de um grande amor, do cabelo etc. Mas se lembre que a sua vida não pode parar nem acabar em meio às perdas.

“A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (Hebreus 11,1). A fé é um dom, uma virtude; é um valor que não podemos perder, ao contrário, necessitamos proteger e praticar.

Quando você se encontrar sem sentido algum, acredite, sua vida é seu maior patrimônio, o seu valor é de eternidade. Viver sem essa noção é perder a visão.

Pensar assim nos dá sentido de existência, por isso a importância de conservar, todos os dias, a fé no coração e na alma. Na construção dessa força, a Eucaristia é um alimento que não pode faltar. “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna. Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida” (João 3,36). “Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: o Senhor enviou Seu Filho único ao mundo para que tenhamos a vida por meio d’Ele” (1João 4,9). Em meio às perdas não podemos perder a esperança na ressurreição e na vida eterna.

Quando você sofrer por uma perda, não se revolte contra Deus, não O tire da sua vida.

Enquanto estiver peregrinando nessa terra, você precisa acreditar que “com Deus tem jeito!” Essa vivência torna o “fardo de cada dia” mais leve, mas é preciso ser bem “pé no chão” ao fazer a reflexão: “com Deus tem jeito, mas do jeito d’Ele, não do meu jeito”.

O modo de Deus agir é diferente do nosso e o tempo d’Ele também. Deus respeita o livre arbítrio que foi concedido ao ser humano, embora nem sempre nossa vontade seja a vontade d’Ele. Portanto, continue rezando e não desanime quando não acontecer a transformação, a conversão, a mudança. Acredite que “com Deus tem jeito, mas do jeito d’Ele, não do seu jeito”!

Em meio às perdas, cuidado para não ficar reclamando da vida; não se feche no silêncio de uma solidão. Não entender o que está acontecendo é uma coisa, duvidar da proteção e sabedoria de Deus é outra.

Diga: “Eu creio, mas ajuda-me na minha falta de fé”. Em meio às perdas, sorria, pois Deus lhe dá um novo dia a cada dia. Amor, fé, esperança, alegria, paz e paciência são valores que não se encontram no mercado ou na farmácia, são valores que estão dentro de você. O custo é a sua dedicação e prática para não perder esses valores.

Perder o hoje da sua vida é perder o amanhã, pois o futuro é fruto da atitude de agora. “E esta é a confiança que temos em Deus: se Lhe pedimos alguma coisa de acordo com a Sua vontade, Ele nos ouve. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que Lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido” (1 João 5, 14-15).

Com Deus tem jeito, mas do jeito d’Ele, não do nosso jeito!

Cleto Coelho
Membro da Comunidade Canção Nova
blog.cancaonova.com/temjeito

Evangelize conosco.

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Cartão de Crédito

.: Conheça outras formas de contribuir