SPV_230108

Os caminhos de Deus não são como os nossos

Mensagem do Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 23.
Márcio Mendes
Foto: www.cancaonova.com

A Palavra, que vamos partilhar hoje, está em Filipenses2,1-11

.: Ouça a mensagem

Jesus, existindo em forma divina, despojou-se em forma de escravo e se tornou humano até a morte e morte de cruz. Jesus é o próprio Deus. Pai, Filho e Espírito Santo: a Trindade Santa. Sofreu como nós, como homem encarnado, e experimentou a dor da perda. Ele sofreu quando Lázaro morreu, pois o amava com o amor humano e em tudo Ele viveu como nós, a única coisa que Jesus não viveu foi o pecado. O pecado nos faz menos gente, menos humano.

A ordem de Deus para Jesus foi que Ele nos amasse até o fim, e Ele venceu a morte por nós e obedeceu ao Pai. O Senhor, com vontade humana, cumpriu a vontade de Deus. Isso não foi fácil. No Horto das Oliveiras, pediu: “Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua!” ( Lucas 22,42). Para fazer a vontade do Pai, Jesus teve de “dobrar” a vontade humana. Ele teve de fazer a vontade do Pai, porque Deus Pai não nos pede coisas que não podemos fazer. Dessa forma, Cristo cumpriu uma vontade divina com uma vontade humana. Porque Deus é amor.

Se soubéssemos o quanto que Deus quer fazer em nossa vida, nós não deixaríamos a Palavra, ou melhor, o estudo dela, na qual podemos ler o que Deus nos fala.

A salvação começa hoje, precisamos obedecer a tudo o que Deus nos pede e reconhecer a graça de escutar o que Jesus nos ensina. E se decidirmos fazer a vontade de Deus, com toda sinceridade, Ele vai fazer maravilhas em nossas vidas. Na vida temos escolhas e – se estivermos com Deus – estas são bem mais fáceis. Muitas vezes, os caminhos de Deus são diferentes dos nossos, e isso nem sempre é fácil de aceitarmos. Mas a escolha é nossa, pois sabemos que, mesmo não os aceitando e compreendendo, Deus quer o melhor para nós.
Os caminhos de Deus não são nossos caminhos, pois estes são diferentes e, às vezes, incompreensíveis ao nosso entendimento humano.

Em Cristo Jesus é que temos a fortaleza e a certeza da escolha certa. O nosso conforto é Cristo. Só Ele. Não somos apenas corpo e alma, somos corpo, alma e espírito. Se você quer se livrar dos incômodos entregue-se em Cristo, no Amor. Nosso consolo é amor. Temos de abrir nosso coração para deixar o Senhor fazer a obra, e deixá-Lo nos amar.
O que nos consola é amar e ir ao encontro do outro, partilhar tudo: a nossa comida, nossos objetos pessoais, nossas tristezas e alegrias. E para amar tem de se tirar o carro da garagem, por exemplo, e ir levar a pessoa aonde ela precisa ir. São pequenas violências que sofremos para poder amar o irmão. É diferente obedecer a Deus nas tribulações, o que o Senhor nos pede é muito difícil, mas Ele nos dá a graça para nos superarmos a cada dia mais.

No momento em que entramos em comunhão com Deus – e o que é comunhão com Deus? – é estar em comunicação com o Senhor, que nos põe automaticamente em comunhão com Ele e em comunicação com nossos irmãos. Tudo fica mais fácil quando fazemos tudo com amor e por amor. Em todas as coisas “Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus” ( Filipenses 2,5). O Senhor age em nós se nos deixamos guiar pelos mesmos propósitos d’Ele: em Cristo, por Cristo com Cristo.

Quais são as “vitaminas” interiores? Talvez uma grande paixão, riquezas ou até um bom emprego; mas o que nos reconforta é só Jesus. Só d’Ele recebemos o conforto necessário para sermos felizes. Nós precisamos nos refazer humanamente com o alimento e o descanso, mas também temos de nos refazer espiritualmente: e isso só encontramos em Cristo. “Se, portanto, existe algum conforto em Cristo, alguma consolação no amor, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria, deixando-vos guiar pelos mesmos propósitos e pelo mesmo amor, em harmonia buscando a unidade” (Filipenses 2,1-2).

Há muita coisa no dia de hoje que iremos fazer e em todas as pessoas, que encontrarmos, deixemo-nos guiar por amor, fazendo tudo com amor e por amor; não por ambição ou por vangloria. “Nada façais por ambição ou vanglória, mas, com humildade, cada um considerando os outros como superiores a si e não cuide somente do que é seu, mas também do que é dos outros” ( Filipenses 2,3).

A Palavra de Deus está abrindo nossos olhos, não façamos nada por glória, que nossa vida não seja só para ganhar dinheiro, para ter vanglória e ambições. Façamos tudo por amor! E o que é vanglória? É roubar a glória de Deus ao fazermos algo para aparecer, de forma que a glória não vai para Deus.

E o que estamos fazendo em nossas vidas? Estamos vivendo na humildade?
Consideremos os outros superiores a nós, então, vamos viver na humildade; não cuidemos apenas das nossas coisas, mas sim, das dos outros.

Que Deus nos dê o pensar e o sentir de Jesus! Que nós tenhamos a mentalidade de Jesus, que é o amor. Que nós nos humilhemos para que Deus nos exalte

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Alcançamos 68% do Projeto Dai-me Almas do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Assista o programa do Márcio Mendes ‘Na fé tudo se alcança’


Adquira em nosso shopping:


.:Lançamento: Retiro Popular 2008 ‘Eu vi o Senhor’
Dom Alberto Taveira
R$ 4,90


.: Livro
‘O dom das lágrimas’
Márcio Mendes