Sorrindo pra Vida - 27/11/09

O Senhor cuida do meu necessário porque Ele é Pai!

Mensagem do missionário Wellington Silva Jardim (Eto) no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 27 de novembro

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Lucas 12,22-34..

Ana Paula Guimarães e Wellington Silva Jardim (Eto)
Foto: Wesley Almeida

Hoje Jesus vem nos falar sobre as nossas preocupações. Nós sabemos que a pessoa preocupada vive num estresse muito grande, afetando até mesmo a sua saúde.

É uma fé maravilhosa nós vivermos da Divina Providência! O seu emprego é uma Providência, a sua vida é uma Providência! O Senhor não está nos falando para tomarmos um “coquinho gelado”, deitados na rede e vivermos na moleza. Não! Ele está nos falando algo muito sério. O Senhor está nos dizendo para não nos preocuparmos. Precisamos viver como pessoas íntegras, contentando-nos com aquilo que Deus nos dá.

“Por que fulano tem as coisas e eu não tenho?” A gente se pergunta isso. Mas isso pode ser a nossa morte, porque não podemos viver na inveja. Precisamos viver com aquilo que Deus nos dá, como os pássaros do céu. Infeliz daquele que vive subornando e roubando.

Nós que somos administradores na obra de Deus precisamos ter isso sempre em mente. Eu vivo preocupado? Vivo sim! E esse é o meu pecado, porque eu preciso viver da fé. E o Senhor nos diz, por meio dessa passagem bíblica, que a preocupação vai nos matar. Ele vai nos dar tudo de que necessitamos. Mas tenhamos a coragem de dizer ao Senhor: “Eis-me aqui!”

Se não deixamos Deus agir em nossa vida vamos passar vergonha. Porque, como afirma a Palavra, começamos e não conseguimos dar acabamento à obra. E por quê? Porque não fazemos a vontade de Deus. Aqui nada é nosso! Tudo é d’Ele.

“Buscai pois o seu Reino e estas coisas serão dadas por acréscimo”. Não tenha vergonha de Jesus! Diga ao Senhor: “Ilumine o meu dia”. Entregue o seu dia a Deus. Ele sabe o que devemos fazer.

Não tenhais medo pequeno rebanho pois foi do agrado do vosso Pai dar-vos o Reino”. O que você pode levar para o Céu? Deus não pede que você venda tudo o que tem e depois peça esmola e vire um pedinte. O Senhor não quer isso! As preocupações são deformadoras, pois nos impedem de fazer a vontade de Deus. Se eu sou preocupado eu perco a fé. Como posso encorajar as pessoas se eu mesmo me preocupo e não acredito? Isso eu tenho dito a mim mesmo em primeiro lugar!

Com todas as contas que eu preciso pagar neste dia [referentes à Fundação João Paulo II], Deus hoje me traz esta Palavra: “Não vos preocupeis!” Se eu vivo preocupado, não posso testemunhar o viver da Providência. Todas as manhãs os pássaros sabem que Deus já preparou o necessário para eles. Assim também ocorre conosco. Deus cuida de nós, mas não encobre nossos erros. Eu digo a vocês: eu vivo da fé. Faz 35 anos que eu vivo assim. Deus sempre tem mostrado o Seu cuidado para comigo em todo esse tempo.

Você que hoje está numa situação de desespero por causa das dívidas, precisa, neste dia de Nossa Senhora das Graças, jogar uma medalhinha de Nossa Senhora em seu coração.

“Onde estiver o vosso tesouro aí estará o vosso coração”. Onde está o seu tesouro? É o dinheiro? É a riqueza? É o status? É o relacionamento com as autoridades? Cuidado com a traça, diz o Senhor, a traça corrói. O ladrão rouba!

Existem pessoas que depositam suas jóias no banco. Meu Deus, por que não as usam? Vocês gastaram tanto para comprá-las e não as usam? “Comprei, mas não posso usar porque o ladrão vai roubar de mim… Então depositamos no banco. Assinamos os papéis do banco, o banco avalia o patrimônio, e trancamos as jóias dentro de um cofre, e agora estão no seguro”. Mas por que as comprou? Se você nunca vai poder usá-las? É isso o que Deus fala em Sua Palavra. É uma grande ignorância deixar essas coisas guardadas sem poder utilizá-las, por medo do ladrão. Isso não é dinheiro circulante, que gera mais emprego.

Se você consegue transformar a sua riqueza em bem para o próximo, gerando emprego, aí sim vale a pena. Mas ficar guardando no banco: jóias, relógios, etc… acaba sendo algo inútil.

A vida que Deus quer nos dar é esta: não ficar guardando as coisas, mas olhar para os lírios do campo. O viver da Providência nos ensina a rotatividade das coisas, assim como os lírios renovam-se a cada dia. Tenhamos esta liberdade com o Senhor. Ele nos dá o que precisamos. Se você tem a coragem de se entregar a Ele, Ele o ajudará a sair de suas dívidas.

Tenha honestidade em primeiro lugar. Não tenha medo de seu credor. Procure-o, seja sincero com ele e procure entrar num acordo. Diga ao seu credor que você quer quitar suas dívidas.

Temos que rezar pedindo a Deus para que as úlceras e as gastrites não se tornem o símbolo da nossa fé, ou seja, sofremos dessas doenças, porque vivemos preocupados.

Qual é o tamanho da sua fé? É o tamanho da sua gastrite!? Ao vivermos preocupados com as coisas que podemos e queremos ter, correremos o risco de acabar num hospital.

Como vencer as nossas preocupações? É voltarmos a ter fé deixando de lado as gastrites e permitindo que Deus aja em nossas vidas. Uma vez que Ele nos oferece o Seu Reino, Ele não haverá de nos tirar de nossas preocupações?

Deus dará aquilo que nos é necessário: não vou me preocupar com a comida de amanhã, com a roupa de amanhã. Eu cuido das coisas de Deus e Ele cuida das minhas coisas! O Senhor cuida do meu necessário porque Ele é Pai! Ele sabe do que eu preciso para ser feliz. Uma pequena coisa que Ele faz já me realiza.

O meu neto saiu do hospital e eu o levei para escolher o seu brinquedo de aniversário. Eu disse: “Ele vai escolher esse brinquedo”. Para minha surpresa, ele escolheu uma casinha com uns bonequinhos. Eu queria dar algo melhor para ele, porque era o seu aniversário. Queria dar um presente melhor para ele. E, na verdade, ele nem ligou para o meu presente, veio a viagem toda de volta brincando com os bonequinhos. Era o que ele queria. Era o necessário para ele. Na minha cabeça “de gente grande”, eu achava que seria o presente melhor que ele queria ganhar. Mas não. Em sua simplicidade de criança ele quis o presente baratinho, porque era o necessário para ele. O coração da criança é o coração de Deus: um coração de pequenas coisas.

Coloquemos em primeiro lugar o Reino de Deus e Ele nos dará o necessário. Se estamos voltados para o que é eterno, a paz de Deus guardará a nossa mente e o nosso coração.

Eu dei o exemplo do meu neto. É preciso estar voltado, como uma criança, para as coisas simples. Não é errado possuir coisas, desde que elas não nos possuam. Não devemos criticar quem é rico, quem possui bens materiais.

Não se preocupe com a hipocrisia, com a avareza, porque quem está voltado para as coisas do Alto não cai nesta armadilha do mundo. A nossa grande preocupação precisa ser a de não pecar, para ganharmos o Céu. Enquanto nosso encontro definitivo como Senhor não chega, precisamos estar preocupados não com o presente, mas com o futuro em Deus, que é saber que o nosso lugar é o Céu.

A nossa certeza é que somos deste pequeno rebanho. Deus está de olho nele, cuidando deste pequeno rebanho que somos nós. E hoje o Senhor nos fala, com a Palavra meditada, que se duvidamos da Providência Divina isso significa que nós não temos fé. E isso nos leva a viver no pecado.

Que Deus abençoe o seu dia e que você tenha esta vontade de estar sempre junto a Deus!

Wellington Silva Jardim
Comunidade Canção Nova

Blog do Eto

Comunidade de relacionamentos da Canção Nova: gente de fé

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

Pregação com Monsenhor Jonas Abib: “Deus não iria criar você para depois rejeitá-lo”