O que é o alcoolismo?

O que é o alcoolismo?


O alcoolismo é uma doença crônica, que envolve períodos de remissão e recaída. Grant (1994) mostra que 7% dos americanos usam álcool ou são dependentes, Urbano Marques (1995) estima que um terço dos alcoólatras sejam mulheres.

Segundo a APA – American Psychological Association – o alcoolismo ocorre em famílias; parentes próximos de pessoas que são dependentes do álcool têm de 3 a 4 vezes mais chances de se tornar dependentes dele do que pessoas cujos parentes não são viciadas. Filhos de alcoólatras têm 4 vezes mais chances de desenvolver alcoolismo do que os outros.

O alcoolismo também é influenciado por fatores ambientais, como preço, disponibilidade de bebidas alcoólicas, atitudes culturais perante seu uso e abuso e como a pessoa se sente quando bebe.

Papalia (2000) afirma que ninguém está predestinado a desenvolver alcoolismo, mas como os fatores genéticos parecem tornar algumas pessoas mais vulneráveis, aqueles cujos pais foram alcoólatras podem não saber lidar com a bebida. Outros fatores sociais devem ser avaliados como causa do alcoolismo: propagandas que associam álcool com alegria, sucesso, aumento potencial de receber elogios; a rede de contatos sociais a qual pertence o indivíduo.

Dalgalarrondo (2000) explica que não há uma única razão que explique porque as pessoas iniciam o uso de substâncias psicoativas (álcool, drogas). Verifica-se, entretanto, para muitos adolescentes que o inicio do abuso de drogas está relacionado aos seguintes fatores: curiosidade, excitação de estar fazendo algo legal secreto; pressão dos companheiros; aceitação do grupo; sensação de fazer parte de uma subcultura; expressão de hostilidade e independência em relação aos pais e professores para reduzir sensações desagradáveis (tensão, ansiedade, solidão, tristeza).

O alcoolismo não é curado pela força de vontade; é bom sempre ter em mente que trata-se de uma doença crônica. “Dependendo da severidade do caso, o tratamento para o alcoolismo pode incluir desintoxicação, hospitalização, remédios, psicoterapia individual e em grupo, envolvimento da família e encaminhamento para uma organização de apoio, como os Alcoólatras Anônimos (AA). Embora não represente a cura, o tratamento pode oferecer aos alcoólatras, novos instrumentos para enfrentar sua dependência e ter uma vida produtiva”.

Cláudia May Philippi
Comunidade de Aliança Canção Nova
Psicóloga Clínica – CRP 01-3257

E-mail: claudiaphilippi@cancaonova.com