'SPV' à noite

O instinto sexual só é controlado pela castidade

Mensagem de Wellington Silva Jardim (Eto) no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 20, na edição da noite.
Wellington Jardim
Foto: Natalino Ueda

A palavra que Deus nos dá esta noite está no Evangelho de São Mateus, capitulo 5, versículos 27 ao 30.

‘Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração. Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena. E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena’

‘Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena’ Se é seu olhar que impede de viver a castidade e te leva a adulterar, Jesus diz que preferível arrancá-lo.

Somos feitos de corpo, alma, e espírito. E precisamos está em equilíbrio os nossos afetos, os nossos traumas, o nosso interior reflete no nosso físico, temos paixões, tendências que é próprio do ser humano. As paixões estão enraizadas na vida carnal, nós como humanos temos necessidades, assim como temos que ir ao banheiro. Às vezes complicamos as coisas mais simples.

O nosso psíquico reflete em nosso vida, ira faz ferver o sangue, a inveja nos deixa amarelos, o medo traz uma força nunca imaginada, quando acontece algo anormal mexe de imediato com o nosso físico. Às vezes quando temos muito medo vamos com mais freqüência ao banheiro.

Hoje precisamos nos domar, dominar a ira, dominar o medo, porque não precisamos ter medo, pois se Deus é por nós quem será contra nós. Deus quer você equilibrado psicologicamente.

Não podemos deixar que nossa santidade seja roubada, não podemos nos deixar levar para a morte, com os nossos pecados que nos levam à morte. Se estamos equilibrados, estamos mais preparados para vencer o pecado.

O instinto sexual só é controlado pela castidade, é preciso ter castidade interior e mental. Castidade não é uma vida sem relação sexual. Precisamos estar atentos aos nossos pensamentos. Quando você é casto, não deixa de ter desejo, mas você subordina a razão à graça. Existe aquilo que é próprio do homem sentir, que Deus mesmo deu, mas existem também muitas tentações nesta área da sexualidade. Você precisa ser uma pessoa equilibrada, “equalizada” com a vontade de Deus.

Temos outro ponto fraco que é a ira, é perder a paciência, ‘esquentar o sangue’ diante das situações. E o que pode dominar a nossa ira é a mansidão. Peça Deus a graça da mansidão.

Não podemos nos fechar na nossa sexualidade e afetividade, precisamos pedir a Deus a cura interior, e assim sermos homens e mulheres equilibrados e capazes de combater a tentação.

Wellington Silva Jardim (Eto)
Administrador da Fundação João Paulo II

.: Acesse Blog do Eto
.: O que é castidade?



Adquira em nosso shopping:

.: Palestra
‘Vocacionados à castidade’
Padre Jonas Abib


.: Livro
‘Se Deus é por nós’
Wellington Silva Jardim


.:Livro
‘A Biblia no meu dia-a-dia’

Mons. Jonas Abib.