Padre Hamilton Nascimento

O desafio da evangelização nas grandes metrópoles

A evangelização é a razão da existência da Igreja. A Igreja é fruto da atividade evangelizadora de Cristo e dos apóstolos. Foi dos próprios lábios de Jesus que ela ouviu este mandato: “Ide por todo mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16,15).

A missão, no entanto, sempre enfrentou obstáculos. No início, foram a oposição dos chefes religiosos de Israel, a perseguição, a magia, a idolatria e a distância geográfica. Os atuais, especialmente nos grandes centros, são o secularismo, indiferentismo, massificação, magia do consumo, idolatria do mercado e do sexo, distância entre as pessoas, as quais, às vezes, moram no mesmo edifício e o relativismo religioso, que reduz todas as religiões a um “denominador comum”. Porém, os mais dolorosos [obstáculos] são os que se encontram no interior da Igreja e nas atitudes dos cristãos: falta de fervor, cansaço, desilusão, acomodação, desinteresse, falta de alegria e esperança, divisões.

A cidade hoje não é só um novo espaço social, onde a maior parte da população se concentra. Trata-se de uma nova civilização, um novo modo de viver, isto é, de relacionar-se com a natureza, com os outros e com Deus. A cidade, desde a Antiguidade, exerce forte atração sobre as pessoas. Ela é uma rede de relações humanas. Um dos grandes desafios, de hoje, é justamente desenvolver a solidariedade entre os cidadãos. Solidariedade esta que seja mais forte do que a violência, o individualismo, a pobreza e a miséria.

É nesse espaço complexo da cidade moderna que a pessoa deve ser evangelizada. As diversas pastorais são tentativas de evangelizar as
pessoas no espaço onde vivem. Daí a nova concepção de paróquia, que de lugar de acolhida até então, deve passar agora para comunidade missionária que vai ao encontro para evangelizar os diversos espaços da cidade.

E, finalmente, tudo isso só acontece, eficazmente, por meio de uma vida santa. Pela santidade de vida, ou seja, pela conformação a Cristo, é que a Igreja, de modo concreto, torna-se sinal de salvação. Pela santidade, a própria vida torna-se uma vida em missão; a luz de Cristo se reflete no rosto da Igreja e ilumina todos os homens. Com a santidade vai o amor, principal meio de evangelização, não os grandes jornais, as potentes emissoras de rádio ou canais de televisão de alcance global. Estes são “meios ” importantes, sem dúvida, mas a conversão e a vida nova são obra do Espírito Santo. Cabe-nos, portanto, utilizá-los. E nós, da Canção Nova, o realizamos com um
único propósito: fazer o amor e a santidade de Deus e da Igreja chegarem
aos corações humanos e urbanos.

Boa missão a todos!

Pe. Hamilton Nascimento
Comunidade Canção Nova


Adquira em nosso shopping:

Lançamento: CD ‘Deus vai Além’
Márcio Todeschini

.: Livro
‘Vencendo Aflições – Alcançando Milagres’
Márcio Mendes

.: CD – Lançamento
‘Filho do Céu’
Pe. Fábio de Melo