SPV_201008

O casamento indissolúvel é cheio de fidelidade e ternura

Mensagem de Wellington Jardim (Eto) no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 20 de outubro.

A Palavra que vamos meditar hoje no programa está em Deuteronômio 24, 1-5.

.: Ouça a mensagem na íntegra

Luzia Santiago e Welllington Jardim (Eto)
Foto: Robson Siqueira

Cada um tem o seu chamado: um ao sacerdócio, outro ao celibato, outro ao casamento, o qual é um desafio enorme. Só Deus sabe o que acontece na vida de um casal. O segredo desta Palavra não é tanto a questão do pecado de “se não der certo se dá a carta de divórcio ou se separa”, mas o que é ser realmente casado; o que é se dar um ao outro.

No noivado muitos casais já começam com intimidade e muitos têm relações sexuais; mas não é isso que o Senhor nos ensina. Tudo tem a sua hora. O casamento é um começo de alegria do casal, a qual começa pelo olhar. Logo se apaixonam e sofrem um pelo outro. Isso é a preparação para o casamento. Nós não podemos pensar: “Já vamos nos casar podemos ter intimidade”. No namoro e no noivado precisamos ser transparentes para estarmos preparados para não nos separarmos futuramente.

Quando é dada a carta de divórcio é necessário provar que o casamento é ilícito. Muitas vezes, Deus coloca essa pessoa em nossa vida para ser reconquistada, pois são duas pessoas bem diferentes, para não se desviarem uma da outra. Temos que estar convictos daquilo que somos e seremos; somos responsáveis um pelo outro.

Muitos casais modernos terminam os casamentos em menos de dois anos, porque essa é a fase da adaptação; é quando realmente vemos a diferença de temperamento. As pessoas se divorciam logo na primeira briga.

O casamento é maravilhoso. Apague de sua cabeça que se seu casamento não der certo você se separa! Porque o mais gostoso é se conquistarem reciprocamente todos os dias, pois todos nós temos defeitos. Devemos conquistar um ao outro no casamento sempre! A vida não é só de amor como num conto de fadas, pois por várias vezes encontraremos o sapo em vez do príncipe ou a bruxa em vez da princesa.

Deus, na Sua infinita misericórdia, não abandona os homens e permite que nos casemos para nos ajudar a vencermos nossos limites. O casamento nos faz bem. Da paixão nasce um grande amor; é lindo construir um casamento. Nele há a ajuda mútua para que o outro se edifique. Quantas pessoas se casam e mudam de vida! O casamento indissolúvel é cheio de fidelidade e ternura. O seu companheiro é presente de Deus para você, por isso é necessário se conquistarem um ao outro dia a dia.

Há casais que vivem o avesso do matrimônio. O casamento é uma responsabilidade mútua diante de Deus e não dos homens, então quem fizer algo contra o cônjuge terá que responder ao Senhor.

No matrimônio temos o compromisso de formar uma família, por isso, não podemos ter esse pensamento de “Se não der certo, termino” ou “Se não der certo, vou embora”, porque estaremos desprezando o presente do Senhor. Viva de sonhos realizáveis para sua família.

A fidelidade do casal precisa valer para a vida toda. Sejam exemplos para seus filhos de um casal feliz e responsável, para que estes se sintam seguros. O retrato do filho é a cara do pai.

Wellington Jardim (Eto)
Administrador da Fundação João Paulo II

.: Ouça as iniciativas de Wellington Jardim (Eto) para fecharmos a Campanha do mês de outubro.

Agradecemos pela sua contribuição e fidelidade. O projeto “Dai-me almas” atingiu 50% da campanha do mês de outubro. Muito obrigado!

Transcrição e adaptação Eliziane Edwiges Alves


.: Encontro Nacional da Pastoral da Sobriedade
.:O Senhor quer contar conosco, Monsenhor Jonas Abib
.: Baixe a pregação: “Bombas de amor para vencer o mal, com monsenhor Jonas Abib
.: Papa pede que sejamos autênticos apóstolos do Santo Rosário
.: Dar tempo para o tempo de Deus!
.: Autocontrole: uma necessidade de todosalma que se manifesta no corpo
.: Mês das missões
Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘Administrar a própria Vida’
Wellington Jardim


.: Livro
”As Sete Virtudes do Líder Amoroso”
Padre Joãozinho, SCJ