testemunho

'O carisma Canção Nova me ajuda a viver meu ministério'

Padre Geraldo da Silva, sacerdote da Arquidiocese de Palmas (TO), ordenado há 5 anos, pertence à Comunidade Canção Nova como membro de aliança e está em Lugano na Suíça há dois anos.

Ele nos conta como conheceu a Canção Nova: “Conheci a comunidade lá na minha pequena cidade de Xambioá, no Norte de Tocantins, participava das pastorais da Igreja e ali começou meu contato com o carisma CN pela rádio, pela TV, fitas cassete e pregações em VHS”.

No ano de 1995 ,monsenhor Jonas Abib, visitou as diversas regiões do país pregando o “Reinflama o Carisma”. Nesse período também foi a Palmas, onde padre Geraldinho (carinhosamente chamado assim pelos membros da comunidade) teve o primeiro contato com o fundador desta obra.

“O carisma Canção Nova me ajuda a viver meu ministério”, testemunha o missionário
Foto: Arquivo/Cancaonova.com

.: Conheça mais sobre a missão de Pe. Geraldinho na Suiça

Logo depois desse encontro, ele ingressou no seminário em Palmas, quando o atual arcebispo da região, Dom Alberto Taveira, o enviou para cursar Filosofia em Cachoeira Paulista (SP), na sede da Canção Nova: “Em julho de 2005 me ordenei sacerdote e logo depois me percebi Canção Nova e abracei este chamado. O chamado dentro do chamado. A Canção Nova me ajuda a ser mais padre. Esse carisma me ajuda a viver meu ministério. O carisma é força, é alimento de Deus. A Canção Nova é uma grande graça na minha vida”, partilha o sacerdote.

Interpelado sobre os desafios da sua missão hoje no exterior, ele nos relata alguns deles: “O primeiro é a inculturação, aprender a língua, considerar a história e a tradição do povo, pois não podemos impor nosso jeito de ser Igreja a um povo que traz em si suas tradições e culturas”.

Padre Geraldinho nos fala ainda da realidade da descristianização na Europa: “A Igreja europeia sofre com a crise vocacional, com a falta de fiéis. É preciso levar o Santo Evangelho a eles. Papa Bento XVI tem falando muito da nova evangelização, que é escutar o ‘novo’ que o Espírito Santo nos apresenta, o como evangelizar hoje, o que está intimamente ligado a um novo ardor, a novas expressões. Nós que fomos evangelizados pela Europa estamos hoje indo até esses países levar o que recebemos. São muitas vocações da América Latina e da África presentes no Continente Europeu”, enfatiza.

“Quando você ajuda a Canção Nova, você evangeliza junto comigo!”, comemora o missionário
Foto: Arquivo/Cancaonova.com

Outro fato que nos é apresentado pelo sacerdote é o pluralismo religioso: “As religiões asiáticas, como o Islamismo, começam a entrar na Europa. Como evangelizar também neste contexto, dentro desta realidade? Conto sempre com a ação do Espírito Santo, que vai nos dando a graça e, assim, vamos caminhando”.

O religioso deixa uma mensagem para a família Canção Nova e para todos aqueles que nos ajudam a fazer esta missão acontecer: “Quando você ajuda a Canção Nova, se associa e reza pela nossa missão, você chega longe, você vai comigo e evangeliza outros povos. Quando você luta pela Canção Nova, você luta pela salvação das almas, pelo Reino de Deus. Que Deus abençoe a sua vida e sua missão junto com essa obra de evangelização”, finaliza o sacerdote.

Assista o testemunho que Pe. Geraldinho nos dá sobre a influência do Beato João Paulo II em sua vocação:

Seja um sócio evangelizador, escolha uma das opções abaixo:

.: Débito Automático

.: Cartão de Crédito

.: Conheça outras formas de contribuir