SPV_230609

O caminho para a paz e a alegria passa pela verdade

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 23 de junho.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Evangelho de São João 8,28-36.

Márcio Mendes
Foto: Wesely Almeida

Aquele que comete pecado se torna escravo desse mal; e o escravo não permanece para sempre na casa (cf. João 8, 35ss). Quem se entrega ao erro, depois de ter sido usado por ele, é jogado no lixo! Esse mal faz parte da vida de todos nós, pois todos pecamos; mas uma coisa é pecarmos, outra é é nos entregarmos ao pecado. Quem se entrega ao pecado vai ao fundo do poço.

.: Ouça a mensagem

O pecado faz com que nós nos sintamos bem, com que nos sintamos “super”, com que quebremos as regras fazendo aquilo que nós queremos; quando, na verdade, a primeira coisa que ele faz é lesar as nossas potencialidades. Todas as vezes em que nos entregamos ao pecado, nos tornamos menos capazes de realizar aquilo que precisamos fazer.

E não queira saber os efeitos prolongados do pecado na vida de uma pessoa. Visto que, depois de tê-la destruído, ele a descarta. E isso tanto é verdade que cada vez que você comete um pecado, ele já não o satisfaz como na vez anterior, porque cada vez menos sente prazer e consolo, então você precisa praticá-lo mais e mais para ter o mesmo efeito anterior. É exatamente como a droga: aquele que peca não fica “em casa” (cf. João 8, 35ss), ele é jogado fora!

Aquele, porém, que se relaciona com Deus é recebido “em casa” e diz Jesus aqui: “Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres!” (João 8, 36). Quando o Senhor estabelece vínculos de vida eterna conosco, estes são sempre a partir da verdade. Um homem de Deus nunca deve viver uma vida falsa, e quem já fez a expêriencia de carregar por muito tempo uma mentira sabe bem como é isso. A mentira rouba de nós a capacidade de viver dentro de nós mesmos; e se não estamos bem conosco, não vamos estar com mais ninguém. Não existe mentira que dure para sempre, ela nos conduz para a morte por ser fruto do maligno, o pai da mentira.

Jesus, que sabe disso, proíbe que os nossos relacionamentos sejam feitos a partir da mentira, porque nós somos testemunhas de Deus, que é a verdade e quer a verdade. A partir do momento em que passamos a ter uma vida em Deus, passamos a ser testemunhas d’Ele. Deus é verdade, Ele é verdadeiro no relacionamento comigo e com você, o Senhor não mente para nós nem nos engana. Podemos até compreender mal as coisas que o Todo-poderoso nos inspira, mas a vida e a retidão do nosso coração vão nos fazendo compreender cada vez melhor o que Ele quer de nós.

O Altíssimo não mente para nós, porque nós somos o Seu povo, nós somos, com Cristo, filhos d’Ele. Portanto, o caminho para a nossa paz e para a nossa alegria passa pela verdade. Por essa razão, nós precisamos viver essa virtude.

Jesus é a verdade, Ele é a luz do mundo, para que todo aquele que n’Ele crer não permaneça nas trevas. Tanto a verdade é motivo de felicidade e de paz que mesmo o mentiroso não gosta de ser enganado, porque o nosso coração mesmo mentindo, o grande desejo, a grande aspiração dele é a verdade, porque ninguém quer ser tragado pelas trevas.

É diante da Cruz que o homem descobre a verdade diante de Deus. Por isso nós não temos medo nem vergonha dela, porque nós adoramos o Crucificado, que ressuscitou. Temos sempre diante dos nossos olhos o sinal da Cruz, porque diante dela o homem descobre a verdade de Deus: O Senhor amou tanto o mundo que foi capaz de se fazer homem e de se rebaixar até nós, e mais do que isso: Ele se deixou crucificar por amor a nós.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Blog do Márcio Mendes