SPV_250609

O caminho para a felicidade passa pela cruz

Mensagem do padre Hamilton Nascimento no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 25 de junho.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Salmo 1.

Padre Hamilton
Foto: Robson Siqueira

Este Salmo já deixa bem claro que a felicidade está em trilhar o caminho do bem. E Jesus disse em João 14,6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai senão por mim”. A felicidade está em se voltar para esse caminho, e quem já está nele é convidado para permanecer nele.
.: Ouça a mensagem

Todos os caminhos podem nos conduzir a Deus? Se o caminho não for o Senhor, este [caminho] não nos conduzirá ao céu. A não ser que a pessoa queira ignorar a Palavra de Deus, que é para nós salvação. Não existem vários caminhos, existe apenas um! “Eu sou o caminho”: a Palavra nos revela que o caminho para a felicidade é Jesus.

Contudo, esse caminho é estreito, a porta é estreita, pois o próprio Jesus disse que largo e espaçoso é o caminho da perdição. O caminho da felicidade é o caminho do Senhor, mas este passa pela cruz.

O inimigo, o príncipe deste mundo e inimigo de nossas almas, utiliza-se de dois meios para nos dar uma falsa impressão de felicidade. Ele coloca nos nossos corações exatamente esse pensamento: “Você vai ser feliz quando tiver tudo aquilo que precisa ter”. Por exemplo: quando você tiver todas as roupas das vitrines, aquele carro, aquela casa, aquele emprego, aquele celular… O maligno lhe “sugere” tudo isso de maneira tão acalorada para que você queira ter sempre mais e mais, mantendo o que tem, de forma que seja aprisionado no ter.

Dessa forma, inicia-se um círculo vicioso: quanto mais você tem, mais quer e não é feliz.

Se você quer ser feliz, prepare-se para perder. O que mais dói, no nosso coração, é uma palavrinha que se chama “apego”. Nós somos muito apegados! Jesus não se apegou aos aplausos nem às críticas. Esse mal [apego] nos atinge e como nos apegamos às coisas, sejam elas pequenas ou grandes, às pessoas e aos lugares!

E assim vamos nos amarrando e nos tornando presos e verdadeiramente infelizes. Mas, se nós “perdemos” para Deus, nós ganhamos; e se ganhamos para o mundo, então, perdemos para Deus (cf. Mateus 10,37-39).
Por essa razão, amor e apego são completamente opostos, não há comunhão entre ambos. Amar é doar-se – e não estou dizendo que é algo fácil! – mas é preciso amar, “gastar” tempo com aqueles que estão perto de nós, “gastar” tempo dando amor àqueles a quem amamos.

Muitas vezes, ficamos muito preocupados em ter muitas coisas acreditando que elas aparentemente vão nos trazer felicidade (isso não quer dizer que não podemos ter nossa casa, um carro. Estou falando desse mal que chega sorrateiramente como uma cobra e, de repente, nos dá um bote). É esse o mal que o inimigo vai destilando no nosso meio, trazendo uma falsa felicidade e quando vemos estamos apegados demais para viver a vida que realmente devemos viver.

Amar, de verdade, é levar o outro para o céu. O caminho da felicidade é Jesus. O caminho, que conduz ao céu e à verdadeira liberdade, é Jesus e só Ele pode nos libertar de todo e qualquer apego.

Padre Hamilton Nascimento
Comunidade Canção Nova