Padre Roger Araújo

O batismo no Espírito Santo e a vida nova em Deus

“Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo” (Atos dos Apóstolos 19, 6).

Desde os primórdios da Igreja até os nossos dias, nós cristãos conhecemos Jesus e Seus ensinamentos, abraçamos a fé, fomos batizados por ser uma tradição cristã em nossa casa, em nossa família, mas não nos disseram que o Espírito Santo é a presença amorosa, a força amorosa, o Advogado, o Paráclito de Deus em nossa vida.

Não nos formaram para a vida no Espírito, não nos conscientizaram de que há um Espírito Santo e do que Ele faz em nós, nem de que forma Ele age em nós. Algumas pessoas até perguntam: “Escuta, mas existe um outro batismo?” Sim, existe um só batismo e é o batismo que recebemos quando éramos crianças – pelo menos a maioria de nós – mas é que o batismo é uma graça recebida e, uma vez não cultivada, uma vez que não tomamos consciência daquilo que ele [batismo] fez em nós, essa graça fica como que escondida, parada, e não age em nós.

Paulo Apóstolo catequiza a comunidade de Éfeso e mostra a eles quem é a Pessoa do Espírito Santo. Ele está conscientizado a eles e também a nós sobre o Espírito Santo que recebemos em nosso batismo e como precisamos revitalizar a graça deste mesmo Espírito em nossa vida. Revigorarmos a graça do Espírito Santo em nossa vida é o que nós precisamos para viver a nossa fé de forma consciente e vigorosa; porque, senão, seremos cristãos mortos, sem graça, sem força, e a nossa vida se tornará paralisada, como, muitas vezes, nos encontramos na fé.

Arquivo

Não adianta termos muitos conceitos a respeito de Jesus e da Igreja se não somos revigorados por essa força maravilhosa de Deus, que se chama Espírito Santo! Ele é uma Pessoa, Ele é o amor de Deus entre nós.

O Espírito Santo é tudo aquilo de que nós precisamos para viver a nossa vida em Deus, e quando Ele vem a nós e nós nos abrimos para essa graça [do Espírito Santo], Ele realiza a graça de Deus em nós por intermédio de sinais carismáticos e proféticos (cf. At 19, 6).

Deixe-me dizer: Não despreze os dons do Espírito Santo de Deus! Não despreze os carismas do Espírito, não despreze os frutos do Espírito! Se você não conhece os carismas do Espírito nem entende por que as pessoas oram, gemendo, com palavras não compreensíveis, nem por que elas profetizam e têm imagens e visões no Espírito, procure conhecê-los e entendê-los. Não vale ficar naquela de criticar, de achar tudo estranho. Experimente, faça uma experiência pessoal em sua vida, abra o coração e deseje: “Eu quero o Espírito de Deus, eu quero o Espírito derramado no meu coração!”.

Peça que alguém que é da caminhada na Igreja ore por você, coloque as mãos sobre você e clame para que o Espírito Santo seja derramado em seu coração. Ore para que o Espírito Santo seja revitalizado em seu coração e faça isso onde você estiver.

O Espírito Santo de Deus faz toda a diferença em nossa vida, em nossa casa, em nossa família, em nossa comunidade. Ele revigora nossa fé e nos dá a sabedoria e o discernimento para caminharmos na vontade de Deus. Ele nos faz levantar quando caímos e nos fortalece quando parecemos sem força e sem alento para caminhar. O Espírito faz novo o que parece ser velho e não ter mais jeito. A graça de Deus de que mais necessitamos é sermos cheios do Seu Espírito em cada dia da nossa vida.

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova