SPV_180608

O amor não tira folga! Ele é insistente e perseverante

Mensagem de Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 18 de junho.

A Palavra, que Deus nos dá para meditarmos hoje, está em Marcos 2, 1-12 .

.: Ouça a mensagem

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

“Reuniu-se uma tal multidão, que não podiam encontrar lugar nem mesmo junto à porta. E ele os instruía. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não pudessem apresentar-lho por causa da multidão, descobriram o teto por cima do lugar onde Jesus se achava” (Marcos 2, 2-4ss). Jesus anunciava-lhes a Palavra; as pessoas têm sede de Deus e por isso saem em peregrinação, vêm à Aparecida do Norte (SP), à Canção Nova, entre outros. Onde a Palavra de Deus é acolhida e proclamada os milagres se tornam possíveis em nossa vida. Quem abre o coração para fazer essa experiência recebe o milagre.
Eles tiveram fé e acreditaram no Messias, por isso apresentaram seus amigos a Ele; todos nós podemos ter fé por nós e pelos nossos. Podemos pedir a graça ao Senhor de crer por aqueles que não crêem. Pois pela nossa fé, Ele entra em nossa casa e pode realizar na vida de todos. Quem você quer apresentar diante de Jesus neste momento?

Esses homens tiveram a decisão de apresentar o paralítico a Jesus. E você? Qual a sua “paralisia” ou a de seu amigo que precisa ser apresentado ao Senhor? A fé vai minguando dentro dos corações e muitas pessoas até se conformam com as enfermidades. Mas os amigos do paralítico não desistiram, assim como você não pode desistir dos seus! Quantas pessoas já se acomodaram com o vício, com a doença, com o pecado e acham que não têm mais jeito… Essas pessoas podem estar acomodadas, mas você não está e pode interceder por elas. A salvação de Jesus é para todos.

Imaginem o sofrimento de passar esse paralítico pelo teto e de convencê-lo a ir até lá, porque é difícil uma pessoa doente deixar-se levar. Imagine a dificuldade de chegar até Jesus, porque Ele estava rodeado de pessoas. Mas aqueles homens tiveram fé. O amor não pára nos obstáculos nem se deixa vencer. O amor sempre traz uma resposta inesperada e sábia, a qual, para eles, naquele momento, era colocar esse homem diante de Deus.

Quem você precisa colocar diante de Deus? O amor que você tem por ele não o deixa desistir nunca. Quando fala de Deus e das coisas da Igreja para essa pessoa, com certeza, ela fica tocada. Muitos ainda não tiveram a experiência com Jesus e a ação de Deus na vida deles. Imagine o paralítico sendo carregado pelos outros e o medo que deve ter tido. Qual o enfermo que se deixa ser levado dessa forma? Acredito que, nessas horas, não damos importância se a pessoa nessa situação resmungar porque sabemos que é para o bem dela, por mais que ela fique chateada. Amigo de verdade faz o que é certo por mais que doa. Jesus ficou admirado ao vê-lo sendo colocado pelo teto. Os amigos fizeram de tudo que estava no alcance deles, isso é o importante, pois esperaram em Deus. Isso vale mais que mil palavras. Esperar em Deus. Porque confiar e esperar em Deus é rezar.

Deus ouve nossas orações. E Jesus vendo a fé deles curou o paralítico. “Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: ‘Filho, perdoados te são os pecados’” (Marcos 2, 5). Não pare na falta de fé da pessoa que tanto você ama!

Eles incomodaram as pessoas que estavam ali escutando Jesus, mas não pararam nas dificuldades, foram perseverantes e Deus curou inteiramente esse homem: tanto o coração como a paralisia.

O amor não tira folga! Ele é insistente e perseverante – para ajudar alguém é preciso acompanhá-lo e amá-lo, buscando sempre o bem, não vendo os defeitos e os limites dessa pessoa. Quem ama carrega, suporta os defeitos e sustenta o outro. Carregue-o! Quem é carregado sabe que está sendo carregado. Você será testemunha da graça que essa pessoa receberá.

Mas deixe que a pessoa carregue sua própria “maca”, porque quem pode andar não precisa ser carregado. Não podemos poupá-la de um esforço que ela necessita fazer ao carregar a própria cruz. Devemos ajudá-la, mas não fazer tudo por ela. Fomos curados pelas feridas de Jesus e quem carrega com Ele a cruz é curado a todo o momento. Incentive-a, anime-a, mas deixe que ela faça a experiências de cair e de se levantar. Deixe-a vencer em Cristo.

O amor nunca se cansa, pelo amor que você tem no coração Jesus já está operando em sua vida e na vida dos seus.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Eliziane Edwiges Alves

Alcançamos 46% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de junho. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Participe da promoção “Por Hoje Não deixe de dançar”
.: Procuram-se intercessores
.: Entrevista com Márcio Mendes e Rose Marry
.: Mitos do débito automático
.: Progen comemora 4 anos


Adquira em nosso shopping:


.: Livro ‘O dom das lágrimas’ Márcio Mendes


.: Livro
”Como é linda a nossa família”
monsenhor Jonas Abib


.: CD
“Tempo da graça”
Eros Biondini