Nove dicas...

Nove dicas para deixar o cigarro

Terceira parte

Converta o fumo em exercício

Quer uma dica para largar o vício? Vá á uma academia ou pratique algum esporte! Com o exercício você vai balancear os efeitos nocivos dos anos que passou fumando e também evitará que os sintomas da abstinência – que é provocada pelo abandono do cigarro- apareçam. Em poucos meses, você notará que seus pulmões estão trabalhando mais e que seu preparo físico melhora a cada dia.
Parar de fumar acelera o metabolismo do corpo, por isso qualquer descuido na alimentação pode gerar alguns quilos indesejáveis. Se você fizer entre 45 e 60 minutos de exercícios, 5 dias por semana, evitará esse efeito metabólico e será capaz de manter seu peso, e até mesmo emagrecer!
Não há esportes ideais indicados para quem quer deixar de fumar. O segredo está em combinar vários tipos.
Os exercícios aeróbios, como corrida, natação e bicicleta, são mais úteis para manter e perder peso, além de melhorar o estado de seus pulmões.

Pratique exercícios diariamente

O esporte provoca mudanças bioquímicas em seu corpo e em sua mente. Algumas dessas mudanças são parecidas com aquelas que produzem a nicotina. Ao praticar esportes, reduz-se a tensão, aumenta o grau de alerta mental e libera-se endorfina, responsável pelas sensações de bem-estar e prazer. Depois de uma hora praticando seu esporte favorito, você não precisará tragar mais seu cigarro porque se sentirá melhor e essa sensação reduzirá os sintomas de abstinência por nicotina.

Abandone o carro

Quando você se decide a usar mais o transporte público, como metrô ou a caminhar mais, você diminui a tentação do cigarro. Além disso, andar rapidamente o ajudará a queimar mais calorias e a recolocar seu metabolismo em marcha.

Evite cair em tentações

Tenha sempre à mão frutas, cereais integrais ou iogurtes desnatados para beliscar. Evite os aperitivos ricos em calorias e gorduras, como batatas fritas, barras de chocolate e doces.

Abandone o café

O café e o tabaco estão intimamente relacionados no nosso cérebro porque a cada vez que um fumante toma um café, nota que falta a fumaça do cigarro. Tente trocar o café por chás e infusões de laranja quando for a uma cafeteria.

Aprenda técnicas de relaxamento

Recorra a respiração consciente cada vez que sentir ansiedade ou nervosismo provocados pela síndrome da abstinência.

Durma pelo menos oito horas

Você precisa de toda sua energia para parar de fumar e, se não descansar, será difícil encontrar a força de vontade que conduzirá ao seu objetivo.

Comunique-se

É mais fácil conseguir deixar de fumar se a sua família, seus amigos e companheiros o apoiam e querem ajudá-lo a conseguir isso.

Não se preocupe em ganhar peso ao deixar de fumar

Pense que poderá perdê-los mais facilmente se praticar algum esporte enquanto sua vida como ex-fumante for se normalizando.

Valdenir Raimundo de Moura
Professor de Educação Física
Confef/ Cref 6 001058G/MG