SPV_140909

Nossos irmãos merecem sempre nossos gestos concretos de misericórdia

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 14 de setembro.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Gálatas 6,1-10..

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

São Paulo afirma que se for preciso corrigir alguém, então que isso seja feito com mansidão. Precisamos ter cuidado para não cair no mesmo erro. Vamos carregar os fardos uns dos outros, pois para aquele que peca o pecado é um peso. É difícil carregar o fardo dos pecados, dos vícios, então vamos nos ajudar uns aos outros.

Examine as suas ações, pare de ficar olhando para o outro! Dom Alberto nos ensina uma dica de santidade: o máximo de misericórdia com o outro e o máximo de exigência conosco e sejamos sempre alegres.

Cada um examine suas próprias ações, hoje você é uma pessoa melhor do que ontem. Só quando passamos pela mesma situação é que podemos entender o sofrimento do outro. Não podemos nos comparar, pois não sabemos o quanto aquele fardo pesa para a pessoa; então a única coisa a fazer é nos ajudar mutuamente.

Aquele que recebe o ensinamento da Palavra tem uma fonte de bem para si e para os que estão à sua volta, porque a força espiritual, que está em nós, vem de Deus.

Você vai se escandalizar por que existem pecadores na Igreja? Quem lhe disse que isso não aconteceria? Se a pessoa errou com você, chame-a para conversar; dessa forma, ela vai mudar. Dê uma chance para que ela mude. Mas se ela não mudar, chame mais alguém para ajudá-la. Mas se a pessoa não quiser ajuda, então chame o padre, pois a Igreja nos ajuda a agir com as pessoas, mas tudo deve ser feito com carinho, para não errarmos com quem amamos.

O cuidado com a vida do outro não deve fazer com que eu descuide da minha. Se você errasse como gostaria de ser tratado? É assim que devemos tratar o outro. A ideia é carregar os fardos uns dos outros, não aumentá-los.

Não espere a situação tornar-se irreversível. É preciso ajudar para que o outro não esmoreça. Existem maneiras de ajudá-lo, mas de que forma? Ajudando espiritualmente, apelar para consciência da pessoa dizendo-lhe: “Você é de Deus, cuide de sua família”, assim por diante. Esses conselhos devem ser acompanhados de oração para ajudar a pessoa interiormente. Outra maneira é sendo presença para ela, para que ela saiba que pode contar com você, que você não apóia o pecado dela, mas que não vai abandoná-la.

Você deve apoiá-la com afeto, tem que haver carinho, ela precisa sentir que é importante para você. Apoiar, incentivar, dar suporte para que a pessoa se veja de uma maneira melhor. Ela precisa de alguém que acredite nela. Apoiar espiritual, interior e materialmente.

Não se compare com seu irmão, seu primo; as pessoas erram nos comparando com os outros, mas nós não precisamos cair no mesmo erro.

As pessoas percebem que somos cristãos com nosso modo de agir? Se não, é porque estamos fazendo algo errado. Precisamos agir como pessoas de Deus.

Toda mudança exige esforço, ninguém muda achando um “muro para se encostar”. É preciso ouvir a Palavra e deixar se converter por ela. Segunda coisa: Tome atitudes concretas, a primeira mudança vem de dentro do coração, depois de convencido eu devo tomar a atitude necessária e fazer o que a Palavra nos pede.

O fruto vem, mas cada um colhe aquilo que planta. Se você quer colher felicidade comece semeando o bem. Não adianta nós dizermos para você: “Seja feliz” se não lhe mostramos nosso caminho de felicidade.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Blog do Márcio Mendes

Comunidade de relacionamentos da Canção Nova: gente de fé

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone