Sorrindo pra vida 01-02-07

Nosso ego é o nosso pior inimigo!

A Palavra que vamos meditar no dia de hoje está em Mateus 20,20-28:

“Nisso aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica. Perguntou-lhe ele: ‘Que queres?’ Ela respondeu: ‘Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda’. Jesus disse: ‘Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu devo beber?’ Sim, disseram-lhe. ‘De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou’. Os dez outros, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra os dois irmãos. Jesus, porém, os chamou e lhes disse: ‘Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade. Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo. E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão”.

.: Ouça trecho da mensagem do Eto
A mãe fez o seu papel, em querer o melhor para os seus filhos, querendo que os filhos se sentassem ao lado de Jesus. Porém ela não sabia o que estava pedindo. E, muitas vezes, somos assim, a nossa vontade vai à frente sem pensar nas conseqüências. Os discípulos pensavam que Jesus ainda iria estabelecer o Reino terrestre ali mesmo. E assim somos nós, se eu lhe perguntar hoje se você quer ir para a vida eterna, e se você disser que sim é porque você está em pleno sofrimento, mas, ainda assim, você não iria por completo e Jesus nos quer por inteiro. Eu tenho de lutar constantemente, eu tenho de ter alegria em servir, não é a alegria do bem-estar, de ter estabilidade financeira, é a alegria interior de cada um. Eu tenho de reconquistar a minha alegria interior neste ano. Pois eu mesmo me fiz castigado pela minha falta de participação, e eu vou lutar para retornar a minha alegria interior. E como fazer isso? Eu lhe respondo: Eu estou fazendo um terço bizantino e pedindo: “Senhor, dá-me alegria”. E lhe garanto que você não vai recuperar a sua alegria interior se ficar neste seu “mundinho” vazio. É preciso ser alegre, possuir a alegria verdadeira, esta alegria que não vê defeito no outro. Como é bonito um jovem que faz um outro jovem feliz, seja por meio do namoro, da amizade ou de outras responsabilidades.

Neste mundo, fomos educados com as opções dele. E a forma como lutamos no mundo, é, na maioria das vezes, de maneira errada, pois destruímos o irmão; já na obra de Cristo, nós nos dispomos servindo aos demais, e sem esse espírito de servir, nós não chegamos a lugar nenhum. Tiago e João, – querendo lugar de destaque –, se esqueceram dos três em que estiveram com o Senhor, se esqueceram do principal. Assim somos nós: “Queremos ser os primeiros, os melhores”, porém, precisamos nos lembrar de que – para servir a Cristo e à sua Igreja – precisamos ser humildes. Quando temos problemas com o nosso ego, deparamos com o nosso pior inimigo, porque deparamos com nossas próprias ambições e, assim, vamos nos culpando. Por esta razão, temos de lutar contra o nosso ego, mas sem destruir a nossa personalidade, pois o nosso ego é o nosso pior inimigo. Devemos aprender a aceitar críticas sem nos magoarmos.

O “velho” eu reluta, a princípio, sente com apenas um pequeno ato de sacrifício. Não adianta termos reservas morais, tentando “tapar o sol com a peneira”. Precisamos nos regenerar. E como fazer isso? Somente por meio do Espírito Santo.

No dia de hoje, eu convido você a servir nossos irmãos.

Eto
Administrador da Fundação João Paulo II

Queremos agradecer a você, família Canção Nova, pelo seu empenho em nos ajudar a alcançar a nossa meta de evangelização. Neste mês, não chegamos aos 100%, mas, graças a Deus, alcançamos 91%. E continuamos contando com você neste mês de fevereiro, que se inicia hoje. Contamos com a sua fidelidade.

Deus nos vê e nos entende!

Nosso muito obrigado!


Adquira em nosso shopping:

.: CD: Dunga ao vivo 15 anos , Dunga

.: Livro: Retiro Popular 2007, Dom Alberto Taveira Corrêa