Sorrindo pra vida 22-01-07

Ninguém está seguro, é preciso estar perto de Jesus

Convido você a meditar comigo o Evangelho de São Mateus: 26,69-74

“Enquanto isso, Pedro estava sentado no pátio. Aproximou-se dele uma das servas, dizendo: Também tu estavas com Jesus, o Galileu. Mas ele negou publicamente, nestes termos: Não sei o que dizes. Dirigia-se ele para a porta, a fim de sair, quando outra criada o viu e disse aos que lá estavam: Este homem também estava com Jesus de Nazaré.
Pedro, pela segunda vez, negou com juramento: Eu nem conheço tal homem.
Pouco depois, os que ali estavam aproximaram-se de Pedro e disseram: Sim, tu és daqueles; teu modo de falar te dá a conhecer. Pedro então começou a fazer imprecações, jurando que nem sequer conhecia tal homem. E, neste momento, cantou o galo”.

O Mestre e o discípulo: enquanto Jesus, o Mestre, proclama seu messianismo, Pedro nega ser discípulo d’Ele. Covardia daquele que se fazia de valente, mas que, no fundo, era fraco, Pedro busca sua valentia em Jesus enquanto está com Ele.

No versículo 58, vemos que Pedro seguia-O, de longe, até o pátio do sumo sacerdote. Entrou e sentou-se junto aos criados para ver como terminaria aquilo. Quando este apóstolo estava perto de Jesus, ele conseguia ser fiel apesar de todas as suas dificuldades, e, quando está longe, O renega. Conosco ocorre o mesmo, quando estamos longe Daquele que é a nossa fortaleza, nós também O negamos. Ninguém está seguro, é preciso estar vigilante para se evitar a traição da fé, e a única forma é estar perto de Jesus.

Como está a nossa proximidade com Jesus? Tudo isso serve para revelar a nossa fragilidade. Aquele que caminha com o Senhor precisa dar testemunho, Pedro nega por medo, não por arrogância. Isto mostra que ele precisava de purificação na sua fé. Confira: Lucas 22,61: “Voltando-se o Senhor olhou para Pedro” (…). O pecado de Pedro foi grave, mas profundo foi o seu arrependimento, e infinita é a misericórdia divina, que está sempre disposta a perdoar. Às vezes, temos a tentação de parar na negação de Pedro, mas o Evangelho nos mostra o arrependimento dele. Grande foi sua queda, mas ele teve um pranto de arrependimento, por isso nos é ensinado com que profundidade devemos nos arrepender. Este apóstolo é exemplo de dor, de amor, de contrição, ele só não conseguiu fugir do ato de negação, mas ele amava Jesus. Então Pedro se lembrou da palavra do Senhor: “Hoje, antes que o galo cante, negar-me ás três vezes” (Lucas 22, 61b). “Saiu dali e chorou amargamente” (id.ib. 62). Pedro chorou amargamente, porque foi profunda a experiência do arrependimento dele, de modo que rompeu em um choro amargo de tristeza, ele se desfez em lágrimas tal foi o seu arrependimento. O verdadeiro arrependimento nos leva a um retorno de amor para Deus.

De longe, não conseguimos seguir Jesus, por esta razão, somos chamados a nos aproximar do Senhor, por isso Ele chamava os seus discípulos a estarem unidos a Ele. Ele não os enviou logo de início, primeiro, o Senhor se uniu a eles, formando-os. É impossível ser discípulo e não ser missionário, e ninguém é missionário sem ser discípulo.

É preciso estarmos cada vez mais próximos do Senhor, por isso busquemos na oração estar mais próximos d’Ele. Uma missão só é eficaz quando estamos unidos ao Senhor. Todos precisamos nos voltar para Deus.

Padre Eliano Luiz Gonçalves
Fraternidade Javé Salvador


Chegamos aos 54% da nossa campanha do Projeto Dai-me Almas.
Deus lhes pague, e continuamos na luta até o fim deste mês para chegarmos juntos aos 100% na evangelização.

Aproveite esta semana para fazer a sua compra, pois ao adquirir os produtos do DAVI (Departamento de Audiovisuais Canção Nova), você obtém materiais de evangelização.

Estamos com a “queima de estoque” das agendas Canção Nova, adquira a de 2007 por apenas R$14,70 .


Adquira em nosso shopping:

.: Kit Especial Escritório

.: CD Motivo da Canção, Laércio, Mariana e Clarissa

.: Livro: Alimento Sólido, Prof. Felipe Aquino
Ligue e faça o seu pedido, evangelize conosco!

Nosso telefone: (12) 3186-2600