Sorrindo pra Vida 09/07/12

Não tenhas medo, somente crê

Mensagem do padre Arlon, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 9 de julho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova ou pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Mc 5, 21-43.

O Evangelho de hoje nos mostra duas curas: a cura da hemorroíssa e a ressurreição da menina de doze anos. Jesus, saiu da região do gerasenos, atravessa o lago e vai para Cafarnaum e se encontra com Jairo, um dos chefes da sinagoga. Este homem, vendo-o caiu aos seus pés. Para um judeu, se prostrar aos pés de alguém é reconhecê-lo como Filho de Deus, Jairo acreditou em Jesus Cristo! Vemos que essa é uma oração que um pai faz por sua filha, é uma oração de intercessão, pois não está pedindo por ele mesmo, mas pede a Jesus, sabendo que Ele curaria usa filha.

Nenhum pai está preparado para perder seus filhos, percebendo isso, vemos que a oração de Jairo é uma oração desesperada, onde não está pede por si, mas por quem ama.

No decurso do evangelho, ocorre uma pausa: onde quem entra em cena é a mulher que sofria de hemorragia. A condição daquela mulher era de impureza, estava por doze anos afastada da sociedade. Perceba que este é o mesmo tempo e idade da menina doze anos.

Aquela mulher, segundo a lei, não podia tocar em ninguém, mas rompe a lei do templo e tocou em Jesus, fez isso pois acreditava no poder dele. O tocar na orla do manto significa a fidelidade de Jesus, recordava dos preceitos que deveria cumprir, era um judeu que rezava, que era fiel.

“Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele e, voltando-se para a multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa”? Os discípulos disseram: “Tu vês a multidão que te aperta, e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?” Mc 5, 30-31

Os discípulos achavam que Jesus estava brincando, mas Ele explica que entre aquela multidão Ele escuta o coração e a oração sincera daquela mulher. Ou seja, diante da multidão, Deus lhe ver de forma única. A mulher rompe mais uma vez com as leis e se apresenta a Jesus. Deus, neste momento está lhe vendo e Sua paz está invadindo o seu coração.

Jesus para a sua missão que era com a filha de Jairo, mas Ele para o seu compromisso para amar aquela mulher, quantas vezes, você para o que está fazendo para estar com o Senhor. Os imprevistos também são manifestações de Deus em nossas vidas.

Jairo, pensou que aquela mulher estava atrapalhando a cura que Jesus realizaria quando parou no meio do caminho para atendê-la, mas Jesus se dirige a Jairo e disse: “Não tenhas medo, somente crê”.

A filha de Jairo já tida como morta, e os presentes ao ouvirem isso começam a zombar de Jesus, “Entrando na casa, ele perguntou: “Por que essa agitação, por que chorais? A menina não morreu, ela dorme”. E começaram a zombar dele. Afastando a multidão, levou consigo o pai e a mãe da menina e os discípulos que o acompanhavam. Entrou no lugar onde estava a menina. Pegou a menina pela mão e disse-lhe: “Talitá cum!” ( que quer dizer: “Menina, eu te digo, levanta-te” ). A menina logo se levantou e começou a andar — já tinha doze anos de idade. Ficaram extasiados de tanta admiração.”
Talvez, você esteja desesperado como Jairo, mas Jesus nos diz “Calma, somente crer” e “Levanta-te”.

Jesus não se esquece de você, Ele tarda, mas não falha. Como você se encontra hoje: é a filha de Jairo, que não vê saída para resolver suas coisas; como a mulher hemorrágica, que depois de tanto tempo ainda não crer que Ele realiza os impossíveis? Saiba que hoje, Jesus quer entrar na casa do seu coração.
Qual é o seu pedido para Deus nesse momento? Peça, pois Ele quer lhe ouvir. Jesus lhe visita, pois cuida de nós, não estamos sozinhos, o Senhor está conosco.

Padre Arlon

Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.