Entrevista com padre Ivan

'Não se apresse para responder ao chamado de Deus', orienta padre Ivan

O Clube da Evangelização conversou com o padre Ivan Rodrigues. O sacerdote nos falou sobre a sua vocação, como a descobriu e a importância de um diretor espiritual nessa busca; e deu algumas orientações aos jovens que se sentem chamados à vocação sacerdotal. Atualmente ele é diretor espiritual no Instituto Canção Nova, todo o seu trabalho está voltado para a evangelização, com Santas Missas mensais para alunos e colaboradores, grupos de oração para os jovens, confissões, adoração ao Santíssimo Sacramento nas quintas-feiras, retiros de formação e de convivência e atendimento espiritual.

O sacerdote nos conta que as Missas e a quinta-feira de adoração são separadas por ensino e o grupo de oração separado nos três turnos de aula. O grupo de oração foi uma inspiração vinda do livro do padre Léo “Jovens Sarados”, por isso possui o mesmo nome. O convite para os alunos se confessarem com frequência é feito de forma muito bonita, segundo padre Ivan. Ele passa de sala em sala convidando os alunos que já fizeram a Primeira Comunhão e, para os jovens que não a fizeram, estes são convidados para um bate-papo, dessa forma, ele valoriza a atitude da criança e do jovem que já buscam a orientação pela Palavra de Deus.

Foto: Wesley Almeida

“O Instituto Canção Nova é um campo de missão, nossa meta é muito mais do que ensinar uma disciplina ou formar um cidadão, mas que os alunos tenham uma experiência com Deus, um cidadão que tenha uma experiência com Deus, por isso começa da base até o momento em que ele vai entrar numa faculdade”, revela o sacerdote.

Com o início da Faculdade Canção Nova, ele disse ser muito provável que ele também seja o diretor espiritual desse local. Ele nos conta: “Vai ser um processo de evangelização, no qual vou me inserir com aqueles que serão futuros jornalistas, filósofos e demais formações dos cursos que teremos”.

Sobre a vocação, padre Ivan afirma que o processo de discernimento e descobrimento de uma vocação se dá por meio de um encontro que você faz com Deus, que acontece de várias formas: a primeira delas é a partir da sua família, na qual você descobre um Deus que o ama, a partir do seu pai, da sua mãe.

O sacerdote também nos revelou que quando ingressou na Comunidade Canção Nova, em janeiro de 2003, sua intenção era se casar, pois foi a formação que recebeu dos seus pais. Mas, certo dia, por conta do trabalho que tinha, ele foi parar na casa de uma senhora, Maria da Penha, que lhe perguntou: “E Deus na sua vida?” Daquele dia em diante sua vida começou a mudar, depois daquele momento, ele começou a ver Deus manifestando sinais.

“Eu sempre relutei, mas aquela senhora foi a primeira pessoa que falou que eu seria padre e, eu briguei muito com ela. Mas conforme fui me aproximando de Deus, não tinha como ser diferente, mais dia ou menos dia, Ele mostrava sinais do que queria de mim. Cheguei a pensar que podia ser coisa da minha cabeça, mas fui caminhando e estreitando o relacionamento com Deus”, partilha.

Foto: Wesley Almeida

De acordo com o padre e missionário da Comunidade Canção Nova, uma maneira de você discernir sua vocação é buscar ser mais íntimo de Deus, afastar-se do barulho, da agitação da vida e procurar mais a Deus. Então, num dia de adoração, ele se viu interpelado pelo Senhor para se abrir a uma nova experiência no seminário e, foi a partir desse momento que decidiu entrar para o seminário. Mas ele afirma: “foi um processo que levou mais ou menos de 10 a 12 anos, entrei no seminário com 29 e hoje tenho 38 anos.”

“O papel do diretor espiritual é fazê-lo enxergar aquilo que você não consegue enxergar, ele não vai lhe dar a resposta, ele vai fazê-lo refletir e, na sua reflexão é que você encontrará as respostas de Deus”, afirma o religioso. “Meu diretor espiritual, desde a época do seminário, é o padre José Augusto; ele teve um papel direto na minha vida quando senti algo por uma moça no tempo do meu seminário, ele não me proibiu de sentir, pelo contrário, me disse que era preciso discernir e purificar aquele sentimento. Com o tempo percebi que era uma cura interior, Deus me levava a ver algo que nunca tinha sentido da forma como sentia por aquela moça. Foi com a ajuda do meu diretor espiritual que soube purificar e discernir isso, de tal forma que vi que era uma cura interior, uma graça de Deus”, revela o sacerdote.

“O diretor espiritual também foi importante na questão de me alimentar sobre o que é o sacerdócio, mostrar toda a dimensão do que é ser um padre. Então, conhecer uma vocação, o que é um chamado de Deus, foi fundamental, pois tive a tranquilidade e a paz para dizer: ‘É isso que eu quero’”.

Para finalizar, indagamos padre Ivan sobre como um jovem pode identificar o chamado à vocação sacerdotal e, ele nos responde: “Primeiramente tudo parte de você se ver se identificando com a realidade de um sacerdócio. Procure participar de encontros vocacionais; ir a encontros vocacionais como a Canção Nova faz no mês vocacional. Paralelo a isso, se puder, tenha um diretor espiritual. Não tenha medo, porque vocação, em outras palavras, é um chamado de Deus, mas também é a sua resposta para Ele. Deus o chama para ser um jovem realizado na vocação e se Ele o quer como padre, tenha certeza de que será uma pessoa profundamente realizada. Dou meu testemunho como padre: sou um padre profundamente realizado. Não tenha pressa, pois é preciso que você vá gradativamente discernindo aquilo que Deus está lhe mostrando. Assim como uma fruta colhida antes do tempo não é saborosa, se você entrar no seminário antes do tempo, por mais que seja a sua vocação, você pode se deparar com algumas realidades que vão decepcioná-lo, frustrá-lo ou fazê-lo desistir da sua vocação e, correrá o risco de ser uma pessoa frustrada. Caminhe com calma, participe de encontros, pois dessa forma conseguirá fazer um bom discernimento e poderá responder, com alegria, ao chamado de Deus”.

Seja um sócio evangelizador, escolha uma das opções abaixo:

.: Débito automático

.: Cartão de crédito

.: Conheça outras formas de contribuir