SPV_170309

Não fiquemos devendo nada a ninguém, a não ser o amor

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 17 de março.
Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Mateus 18,21-35.

Nós pecamos todos os dias, mas Deus nos perdoa todas as vezes em que Lhe pedimos perdão, lavando o nosso coração de todo o pecado. Quantas vezes, ao final do dia, chegamos à conclusão de que magoamos alguém e acabamos, por medo ou por vergonha, não pedindo perdão a essa pessoa. Deus, que é Pai, nos perdoa, mas neste momento também somos convidados para fazer um exame de consciência; vemos que também fomos feridos por outras pessoas, de forma que é preciso pedir e dar perdão.

.: Ouça a mensagem

O Senhor neste dia nos diz que perdoa todos os nossos pecados e nos pede que perdoemos os nossos irmãos; pois só será livre aquele que souber libertar os demais. Por isso, muitas vezes, sentimos que estamos amarrados, porque não seremos livres enquanto não libertarmos as pessoas que nos fizeram mal.

Quando falamos em perdoar, isso não quer dizer esquecer, porque não esquecemos o bem que recebemos nem do mal que nos fizeram. Precisamos deixar as pessoas que nos feriram livres.

O Senhor nos diz, na Palavra de Deus, que todo aquele que se unir a Ele e aos irmãos em oração que Ele o atenderá. Porém, é preciso conceder perdão, pois Ele também diz que tudo o que desligarmos aqui será desligado no céu. Por essa razão, é preciso libertar o nosso irmão, é preciso antes de pedir algo a Deus, pedir e conceder perdão ao irmão. Como vamos estar de comum acordo se não perdoamos?

A nós cabe nos exercitarmos no perdão, assim seremos felizes. Muitas vezes, carregamos tristezas que desconhecemos, das quais o Senhor já nos libertou, mas que caminham como sombra ao nosso lado por causa da nossa falta de perdão. Por isso, quando rezamos: “Perdoai as nossa ofensas”, estamos dizendo duas coisas a Deus: Senhor, eu tenho muitos pecados, mesmo sem querer eu acabo ferindo as pessoas; e, da mesma forma, também estamos afirmando ao Senhor que perdoamos aos que nos ofenderam.

Nós não conseguimos acreditar que os milagres de Deus acontecem nas coisas simples; nós queremos o que é complicado. Perdoa o seu irmão e faça a experiência da misericórdia do Senhor. Confessando o nosso pecado, o nosso coração se abre para a graça de Deus.

E nós que somos cristãos damos um testemunho poderoso quando perdoamos, porque, ao abrirmos o coração para perdoar, damos testemunho de que o amor é mais forte que o pecado, que o amor é mais forte que a morte.

O perdão deve ser dado sem limites. Não fique medindo o limite do perdão. A Palavra de Deus diz que nós não devemos ficar devendo nada a ninguém, a não ser o amor; então; perdoe o seu irmão, abra mão dessa dívida, porque o maligno tem em conta todas as vezes em que não perdoamos e nos acusa diante de Deus por essa razão.

Deus não aceita o sacrifício dos que fomentam a desunião, Ele ordena que se afastem do altar para primeiro se reconciliarem com seus irmãos. O Senhor quer ser pacificado com orações de paz. Para Ele a mais bela obrigação é a nossa paz, a nossa concórdia, a unidade no Pai, no Filho e no Espírito Santo de todo o povo fiel, ensina São Cipriano.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova