SVP 16/01/2008

Não deixe que o mal lhe aconteça

Mensagem do Eto no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 16.
Eto
Foto: Robson Siqueira

A Palavra, que vamos partilhar hoje, está em Jó 5,1-7

.: Ouça a mensagem

Esta é uma Palavra muito realista em nossa vida e que nos traz tantos questionamentos. Nós, que procuramos a santidade e a cada momento estar mais perto de Deus, para não cairmos em tentação, precisamos rezar. E é bom não deixarmos de rezar para não cairmos. A Palavra de Jó é para todos nós: não existe azul, branco, gordo, magro, baixo, alto. Nós temos de ter um bom discernimento; isso é o mais importante, assim como estar nas mãos de Deus. Dessa forma, dificilmente você irá cair, pois o Senhor nos segura. E se você está de mãos dadas com Deus, nunca irá cair, mas se está longe de Deus: o tombo é certo. Posso dizer que se não estamos em oração, caímos, pois assim é muito mais fácil cair em tentação.

Como está escrito no segundo versículo: “De fato, a raiva mata o insensato e a inveja acaba com o imbecil”, aqui ele não mede a palavra em dizer que a raiva mata o insensato, pois toda pessoa irada, que vive com a cara fechada, morre. O primeiro que morre é o insensato, o irado. Não adianta você ter raiva e ódio de mim, porque o que você deseja de mal ao outro não vai acontecer; tudo acontece com você.

Deus quer que você tenha um bom discernimento para que Ele não deixe que o mal lhe aconteça. O que acontece é que o pecado entra no coração e na pessoa que tem raiva, e assim, acontece tudo de ruim com a pessoa que o deseja. Porque quando se tem inveja, ela traz desgraça, daí você não come, não dorme e vive constantemente mal. Por que ter inveja? A inveja traz ira, amargura, desgraça, quem a sente não come, não dorme e vive constantemente amargo, não vive feliz e está sempre querendo algo a mais que não é seu. E a vontade de ter o que o outro tem, não faz bem. Por que você quer tudo o que não é seu? Satisfaça-se com aquilo que você tem, Deus lhe dá a liberdade de ter tudo na vida, tudo o que Ele criou foi para você ter.

A inveja está desgraçando o mundo, e este está em festa porque os Estados Unidos estão em crise. Por que vou torcer para que o outro esteja em dificuldade? Isso é imbecilidade dos homens. Por que desejar o mal?
“Bem vi o insensato criar raízes, mas logo amaldiçoei sua morada: Seus filhos estarão longe da felicidade, espezinhados no tribunal, sem ninguém que os liberte” (Jó 5, 3-4).

Você, com raiva e com inveja, fica tão dentro de si que passa a não enxergar os outros, nem os seus filhos, e com amargura e dissabor da vida, você transmite isso para todos. E aquilo, que não pega no outro, pega na sua família, porque com raiva e inveja, levo toda a minha família para o mal, ou seja, para o “tribunal”.

Vamos desejar o Espírito Santo todos os dias, porque problemas sempre existirão. Dificuldade e transparência – diante desses obstáculos – são as minhas palavras para eu ser melhor. Vou ficar com raiva e amaldiçoar o mundo por isso? Não! Nada pega nos alheios, e sim, nos meus: “Pois a maldade não sai do pó e a dor não se origina do chão. É a pessoa que gera a fadiga, como os pássaros levantam o vôo” (Jó 5, 6-7).

Quero o convidar para que Deus seja constantemente o centro de sua vida. Deixe o Senhor guiar você para que tenha muitos discernimentos e seja liberto da inveja.

Eto
Vice-presidente da Fundação João Paulo II

Alcançamos 45% do Projeto Dai-me Almas do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


Adquira em nosso shopping:


DVD
Corações ao alto – a História de Padre Léo


.:Lançamento: Retiro Popular 2008 ‘Eu vi o Senhor’
Dom Alberto Taveira
R$ 4,90


.: Livro
‘O dom das lágrimas’
Márcio Mendes