SPV_220709

Não basta estar com Jesus; é preciso ser d'Ele!

Mensagem do padre Eliano Luiz no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 22 de julho.
Padre Eliano
Foto: Arquivo CN

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
São João, capítulo 3, versículos de 1 a 21.

Peço que o seu coração se abra à fidelidade e ao agir de Deus. Que diante do Senhor você possa fazer uma avaliação de como tem vivido o seu encontro com Ele. Quais são os seus anseios? Os seus desejos? Como você tem ido para o encontro com o Bem-amado da sua alma? Como está o seu encontro com Ele?

.: Ouça a mensagem

Ao caminharmos com Nicodemos, queremos colher o encontro com o Cristo, fato este que nos leva à totalidade, pois Jesus se dá sempre por inteiro a nós.

Todo aquele que faz o mal odeia a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vai para a luz, a fim de que as suas obras sejam reveladas, porque são feitas em Deus. Hoje queremos nos aproximar da luz, porque aquilo que nós amamos e centralizamos na nossa vida define o que nós somos. Se Cristo é o centro de nossas vidas, então é preciso determiná-las [nossas vidas] neste mesmo Jesus em que cremos.

Não basta estar com o Senhor; é preciso ser d’Ele! É preciso que a partir do encontro com o Ressuscitado haja compromisso. Nós vivemos um tempo no qual o compromisso é evitado, mas com o Senhor é preciso que isso seja estabelecido.

Jesus acolhe Nicodemos; para mudar a vida é preciso ter esse encontro com Cristo. Nicodemos é alguém que Ele conhece, mas esse homem está descontente com as pessoas que perseguem o Senhor, apesar de ser alguém de tradição, tem conhecimento da Escritura, é chefe entre os judeus e é fariseu. E vai até o Messias com sua importância e manifesta que está do lado do Senhor, mas ainda não assumiu o compromisso.

E você? Em qual posição está? Você está ao lado de Jesus? Tem compromisso com Ele?

São João diz que Nicodemos vai ao encontro de Jesus à noite, ou seja, vai nesse horário para que ninguém perceba, porque ele não quer se comprometer, não quer correr o risco de ser visto pelas pessoas.

E você? Também tem ido “à noite” se encontrar com o Senhor?

Jesus quer nos iluminar, Ele é a luz eterna, diante disso, pergunte a si mesmo com sinceridade: De que maneira você tem ido até Jesus? Com quais disposições? Como você tem vivido o seu encontro com o Senhor? Vemos que Nicodemos vai até o Senhor ainda com a mentalidade fechada, com medo de se comprometer, de assumir o compromisso e todas as consequências disso, por isso essa busca ainda não é perfeita.

A sua procura traduz as intenções do seu coração, porque se você busca a Deus e não as coisas que Ele pode lhe dar, então, sua busca se torna mais perfeita, mais autêntica e pura. Qual é o motivo da sua busca?

Nicodemos tem Jesus como Mestre, ele já dá alguns passos e reconhece a missão divina, mas a busca ainda acontece nas trevas, na noite, porque teme o compromisso. E você? Também tem medo desse compromisso? Quais são seus temores, os seus medos? Cristo sempre realizará o melhor na sua história! Ou você acha que o melhor é aquilo que você quer? Nem sempre o queremos é o que precisamos. Nosso querer precisa nascer de Deus.

Nicodemos permanece preso ao seu sistema e não percebe “o novo” que o Messias lhe revela, não percebe os sinais de manifestação de amor que culminam na cruz. Ele não aceita que essa expressão de amor termine no madeiro da cruz. Para viver o mistério da cruz é preciso a decisão em Deus.

Não dá para ir ao encontro com o Senhor com o coração dividido. É preciso ir até Jesus decidido. Santa Teresa D’Ávila diz que o demônio não tem medo de almas que não têm decisão. Porque estas vão ficar na mornidão e na indiferença pelo resto da vida. É preciso decidir tudo em Deus, mas estar disposto a assumir a todos e a se comprometer com as consequências disso.

Jesus, ao falar do mistério da cruz, mostra que a lei vem de baixo, é preciso ter um novo nascimento, porque a mudança é pessoal. Contudo, para Nicodemos a conversão se dá do conhecimento e da perseverança na lei. Por essa razão, Cristo vem mostrar que só Ele salva, chamando a todos a uma adesão total ao Ele, ao Crucificado. E adesão e abertura de um novo começo, de uma vida nova.

Se partirmos para o encontro com Jesus, à noite, com conceitos predefinidos, fechados, não faremos a experiência que transforma. Não basta só rezar, eu preciso perceber como vou para a oração. Cada vez que eu dialogo com Jesus, eu preciso me comprometer.

É preciso aceitar e nos dobrar diante do “novo” que Deus nos oferece. Jesus promove a vida nova. Nicodemos achava que a sua mudança precisava somente de esforços humanos. Mas o nascer de novo vem da ação de Deus e da disponibilidade do nosso coração.


Padre Eliano Luiz, SJS
Fraternidade Jesus Salvador