SPV_260509

Na oração o Espírito Santo nos aproxima de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 26 de maio.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Salmo 51,3-15.

Luzia Santiago Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Todo este Salmo é uma oração que vai fazendo em nós o que rezamos ao lê-lo. E porque estamos reunidos em nome do Senhor, à medida que você o for lendo, ouvindo, deixando essa Palavra ir caindo em você, ela vai trabalhando em seu interior. Nós rezamos com a Palavra, com a vida, com a natureza, com o trabalho, com os dias, com o tempo que Deus nos oferece, e sabemos que todo tempo traz uma graça que lhe é própria.

Nós nos preparamos para o Pentecostes, mas enquanto vamos nos preparando, o Senhor o [Pentecostes] faz acontecer em nós.

Rezemos: Cancela, Senhor, a minha culpa, porque eu preciso que meu coração seja purificado de todo mal, de todo pecado, para que o Seu Espírito Santo habite em mim. “Criai em mim, ó Deus um coração puro, renova em mim um Espírito resoluto” (v.12), que me dê firmeza. Eu creio que quando eu clamo dizendo:”Vem, Espírito de Deus!”, eu estou pedindo a Deus o socorro para a minha fraqueza, a força para minhas mãos trêmulas, a firmeza para o meu espírito, para que ele não caia desfalecido, para que eu não desmaie diante das tentações. Estou pedindo, meu Deus, renove em mim o espírito de firmeza! Pois sem o Senhor eu não posso nada, não posso fazer nada de bom, nenhum pensamento bom pode sair de mim, mas com Teu Espírito eu sei que “Tudo posso naquele que me fortalece”, eu tudo posso com Teu Espírito de firmeza.

.: Ouça a mensagem

Renova em mim o Teu espírito de firmeza, Senhor! Da-me de novo a alegria de ser salvo, que eu seja sustentado por um ânimo generoso. Se eu comprometi a minha salvação e me tornei merecedor do inferno, tira do meu coração a tristeza de ter perdido essa graça, de ter me desviado do caminho. Perdão, Senhor, pelas vezes em que eu preferi ficar escondido nas trevas a entrar na Tua luz, porque eu sabia que minhas obras eram más.

Devolva-me a alegria de ser salvo, porque a tristeza nasceu do meu pecado, mas a Tua salvação é a minha alegria! Sustenta-me com um ânimo invencível, com um ânimo generoso, que não se deixa abater. Sustenta-me, Senhor, neste momento, que a minha vontade fraca, tímida, que os meus desejos fracos, egoístas, Senhor, se abram agora para que não sejam os meus desejos, mas os Teus desejos em mim.

Não quero tratar os Teus dons de maneira mesquinha, faz-me ver mais longe, Senhor! Faz-me ver a Tua Misericórdia, faz-me entender a Tua bondade aos demais, dá-me uma bondade generosa. Quero ensinar os Teus caminhos aos que erram para que a Ti voltem os pecadores.

Não me rejeites de Tua presença, derrama Teu Espírito Santo em mim como em um novo Pentecostes! Eu creio que é pelo Teu Espírito que vem a minha firmeza! Eu creio que é pelo Teu Espírito Santo que vem a minha cura. Ninguém – a não ser pelo Teu Espírito – pode proclamar que Jesus é o Senhor. É pelo Teu Santo Espírito que vem a minha salvação. Quando dizemos: “Vem, Espírito Santo!” somos curados, pois o Espírito Santo é Deus.

E quando proclamamos que Jesus Cristo é o Senhor nasce uma nova realidade: é estar sob o senhorio de Deus, é entregar as rédeas de nossa vida nas mãos do Espírito Santo. E isso é dom de Deus. Na imensidão de Tua misericórdia, o Teu Espírito ora em nós e cancela nossas culpas. Põe abaixo todos os muros que nos separam de Ti. Não é a mão do Senhor que se tornou curta para nos salvar, é o pecado que se levanta como um muro para nos separar d’Ele. E quando dizemos: “Cancela, Senhor, a minha culpa” esse muro não existe mais.

Esse conhecimento só existe pelo Espírito Santo, para você estar em contato com Jesus, para você tocar n’Ele, é preciso primeiro ter sido tocado pelo Espírito, por isso precisamos pedir. Não me prives, Senhor, do Teu Espírito Santo! Nos meus pecados eu não mereceria estar na Tua presença, mas o Senhor quis que eu estivesse na Tua presença e eu necessito estar nela, Senhor!

Quando você reza, o Espírito Santo já agiu na sua vida, Ele vem primeiro, pois ninguém reza se não for por Ele [Espírito Santo de Deus].

Pentecostes é Deus no coração! Eu tenho certeza de que você quer caminhar mais ainda na luz de Deus do que já tem caminhado. Eu reconheço que preciso de Ti, Senhor, pois sou pecador. Se pudesse eu apagaria o tempo em que vivi longe do Senhor, mas graças a Ele nós não podemos apagá-lo. E vem Deus com o Espírito e pega nossos pecados e faz deles um adubo para uma vida nova; até o nosso passado perdido se transforma em adubo nas mãos d’Ele.

O mais importante disso é que quando eu me arrependo do meu passado, eu rompo com todo o mal; dessa forma, rompe-se o muro que me afasta de Deus e o Espírito Santo invade todo o meu ser. A sua vitória neste dia de hoje se chama Espírito Santo! Só Ele pode libertá-lo do seu vício, restaurar seu casamento, fazê-lo se reconciliar com seu amigo de trabalho.

À medida que você vence o mal pelo Espírito Santo, você fica mais cheio d’Ele [Espírito Santo].

Senhor, cria em mim um coração puro, porque o meu coração não é puro. Renova neste momento um espírito de decisão, de resolução, que me leve a resolver os problemas, que me tire de toda a apatia, que rompa em mim o pensamento de que começo e não termino. Que rompa também com o espírito de morosidade, de desistência diante da vida. Estou pedindo um espírito de resolução, Senhor, que me faça caminhar na Tua luz. Por qualquer motivo que seja, não prives de mim o Teu Espírito, Senhor! Dá-me a alegria de ser salvo, a alegria da salvação ter entrado na minha vida, porque acolhe o Espírito Santo.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Blog do Márcio Mendes