A música na Igreja Católica

Musicalizar a vida! Dar vida à música!

É em uma frase simples que se destaca a verdade do que é necessário para uma música vivida e uma vida com música. Talvez eu consiga resumir a mística da música com a frase de Santo Agostinho (uma das minhas favoritas): “Fomos feitos para Vós, Senhor, e nosso coração anda inquieto, enquanto não descansar em Vós!”

A música, na Igreja Católica, tem este intuito: fazer os corações inquietos na sua natureza, ou nas agitações do dia a dia, se direcionarem ao Criador e repousarem n’Ele, debruçando a alma no altar do Senhor.

Se formos olhar a História da Música, sem nenhuma pretensão, conseguiremos ver a mão da Igreja sustentando a história não somente da música, mas da própria arte. Alguns não têm conhecimento de que as notações mundialmente conhecidas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si são sílabas extraídas de um hino antiquíssimo dedicado a São João (CANTOCHÃO).

Utqueant laxis / resonare fibris / Mira gestorum / famuli tuorum / Solve polluti / labii reatum / Sancte Johannes.

Tradução:Para que os servos possam, com suas vozes soltas, ressoar as maravilhas de vossos atos, limpa a culpa do lábio manchado, ó São João!

Cada sílaba está na altura da nota no hino e segue a escala musical. O Ut foi substituído por Dó, devido à pronúncia, mas principalmente porque, no ano em que este foi pensado pelo monge Beneditino Guido Darezzo para ensinar música, a Igreja celebrava o Ano Domini (Ano do Senhor). O SI foi extraído das primeiras duas letras de Sancte Johanes (em latim): SJ, que, em português, significa SI. Assim como INRI, que quer dizer: “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.”

O canto é presente na vida de intimidade com o Senhor, percebemos isso quando vemos na Sagrada Escritura: Efésios 5:18-19 diz: “E não nos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais”. Essa passagem expressa que o canto e/ou a música necessitam sair de um coração que vive a busca pelo “Senhor da música”. Tenho para mim que a musicalidade do céu é a mesma musicalidade que se faz quando um ministério ou um coral, completamente envolvidos na Liturgia, se doam para que o céu aconteça ali, e ainda: para que o Senhor seja tudo ali.

O ministro de música precisa viver a Palavra que diz: “O zelo por tua casa me consome!” (Sl 68,10), porque quando ele vive isso, sua música é impregnada pelo odor de Cristo, de forma que, por onde passa, faz o céu acontecer.

E a pergunta que sempre faço é a seguinte: “De onde sai a musicalidade dos músicos católicos?” A minha resposta é: Se não for do altar, da Liturgia, esta música será vã e não será digna de valor.

Precisamos retomar a sacralidade na música católica, pois o que se percebe, muitas vezes, é o valor que se dá para compor músicas para shows, para grupos de oração; no entanto, para a Santa Missa ninguém compõe nem as partes fixas. Por que será?

Essa pergunta não se cala dentro de mim, por isso, eu tenho feito diferente: o Coral Canção Nova, do qual sou coordenadora desde 2007, para mim, diz e proclama que, para a Liturgia, devem ser dados todo empenho, dedicação, valor e, sobretudo, oração para que o Senhor nos faça instrumentos d’Ele e faça de nós o que bem quiser, pois somos servos que querem estar aos pés do Mestre, servindo-O, como Ele nos serve, e lavando Seus pés.

Como posso anunciar o que eu não vivo?

Para comunicar Jesus é necessário estar com Jesus, e onde Ele se dá por inteiro senão na Celebração Eucarística?

Musicalizar a vida é fazer da minha vida um reflexo da minha música, vivendo e dando testemunho do que eu canto, buscando santidade em tudo o que eu faço. Dar vida à música significa que minha música precisa ser envolvida de minha vida, e minha vida precisa refletir em minha música o que vivo com o Senhor, não comigo mesma, nem com os outros, mas sim, com Jesus!

Quero aproveitar e convidar todos os músicos, sobretudo os que contribuem em comunidades paroquiais, para o “Encontro para Músicos”, que será realizado na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), de 21 a 22 de abril.

Venha estar com Jesus para musicalizar sua vida e dar vida à Sua Música.

Deus o abençoe!
Abraço fraterno!

Karina Maria
Consagrada da Comunidade Canção Nova
Ministério Amor e Adoração

Twitter: twitter.com/karinacn
Facebook: facebook.com/karinacancaonova
blog: blog.cancaonova.com/karinamaria

Evangelize conosco.

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Cartão de Crédito

.: Conheça outras formas de contribuir