Mundo Virtual e educação à dis

Mundo Virtual e educação à distância

O que vocês fazem na Canção Nova é essa proposta de evangelização, educação interior, estimulação interior e leitura da vida e expansão da ética como, por exemplo, ensinar a valorizar o outro pelo que ele é, não pelo que ele tem, e eu fico admirado com isso que vocês fazem aqui. Mas eu tenho muitas críticas em relação ao uso inadequado da Internet; principalmente aqueles jovens que ficam horas e horas pesquisando informações mas não produzem conhecimento, nem adquirem experiência.

É um fluxo tão grande de idéias que acaba gerando o SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado). Uma outra coisa é que você estabelece vínculos com pessoas que não estão ao seu lado, não choram com você. E esse jogo de sedução acaba revelando falsidade, não criam vínculos estáveis.

Muitos jovens tímidos conseguiram sustentar diálogo desse jeito. Mas esse tipo de diálogo não gera amadurecimento, crescimento espiritual e intelectual. E muitos jovens estão crescendo vencendo a timidez atrás do computador, mas são extremamente frágeis e inseguros na frente das pessoas, alguns deles estão desenvolvendo doenças mentais e sei até de jovens que, pelo vício da Internet acabaram se suicidando, porque foi um envolvimento doentio, dissimulado e sem raízes.

Sem sonhos a vida se torna sem sabor, as manhãs não têm orvalhos, nossas estradas são estreitas. Nunca desista de seus sonhos, é um livro que escrevi e fala da educação das emoções e da inteligência. Eu mostro nesse livro que na educação ela precisa ser profunda para gerar vínculos estáveis. O professor precisa falar da sua matéria enquanto conhecimento lógico, mas é fundamental que ele fale de suas experiências, das suas dores, das suas batalhas, dos fracassos, das perdas, para que o aluno muito mais do que adquirir pensamentos e idéias possa usar seu professor como modelo.

O problema da educação à distância é que você perde a figura do mestre da vida, você tem o mestre do conhecimento e isso traz prejuízos enormes. Porém, a educação à distância tem suas vantagens se for bem utilizada. Não faz muito tempo que eu dei uma vídeo-aula para mais de 15 mil alunos, em mais de 200 cidades diferentes no sistema de ensino à distância. Nessa aula eu estimulei os alunos a pensarem não apenas em conhecimento lógico, mas como podemos gerenciar os pensamentos e educar as emoções, como desenvolver empreendorismo. Depois da aula, houve um debate e as pessoas começavam a falar sobre suas emoções de maneira muito livre e aberta. A minha presença física não inibiu os alunos, isso gerou uma abertura psíquica para fazerem perguntas, que não seriam feitas num auditório maior.

É importante haver debates, nessa educação à distância não podemos formar servos do sistema, repetidores de informação. Os alunos precisam interagir, não será positiva uma aula à distância onde o aluno assiste tudo de forma passiva.

Outros Temas:

.: Canção Nova e Padre Jonas

.: A religião é um anestésico?

.: Ateu se apaixona por Jesus

.: “Máquinas de resolver problemas” SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado)

.: Bons pais preparam os filhos para o sucesso, pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos

.: Fatos do passado, preocupações do presente, qualidade de vida, prazer de viver

.: Livros, sonhos, crises e emoções

.: Dr. Augusto Cury