
Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em
(Jonas 3,1-10)
.: Ouça a mensagem São 40 dias que precisamos nos interiorizar de forma especial, ou seja, olhar para dentro de nós e olhar para Deus. É fácil fazer penitência de chocolate, de doce. Deus lhe pede algo a mais, hoje, perguntando-lhe como você está e quem é Jesus para você.
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar. Jonas pôs-se a caminho da grande cidade de Nínive, conforme a ordem do Senhor (Jonas 3,1-10).
Jonas era um jovem obediente, Nínive nos dia de hoje seria como uma São Paulo, muito grande. Ele entrou na cidade e andou dizendo a única frase: Daqui a quarenta dias Nínive será destruída (id. 3, 4b).
Os ninivitas não acreditavam em Deus. A cidade era uma potência e fico imaginando Jonas nesse local. Imagine se eu estivesse em São Paulo falando que em 40 dias a cidade iria ser destruída? Iriam me considerar mais um louquinho naquela megalópole. Mas a ação de Deus é completa: não é para uma ou duas pessoas, é para todos nós.
Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza (Jonas 3,5-6ss).
Do maior ao menor todos precisamos estar atentos a Deus. É preciso crer em Deus e não levar a vida de qualquer jeito, crer de verdade. Contudo, a nossa crença é muito frágil, qualquer coisa faz com que nos sintamos perdidos.
Crer é crer. Esse é o chamado ao qual somos chamados a viver. Não é ser cristão por ser cristão, mas ser um verdadeiro cristão, ser cristão o dia inteiro!
O rei retirou os mantos, sentou nas cinzas e se desfez de toda vaidade. Todos se vestiram de cinzas, todos voltaram em seus caminhos tortos.
Olha o questionamento que os ninivitas: Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer. Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.
É muito lindo ver a conversão de um povo, o amor a Deus. Comece por você: demonstrando atitudes de conversão e, assim, irradiará quem está ao seu lado: seus pais, seus chefes, talvez chegue em autoridades e até no presidente, e assim tudo será mudado. Daí teremos vida nova.
Deus está de braços abertos esperando por você e se compadece de você.
Tenha a coragem de Jonas de ir a uma cidade como a de São Paulo falar de Deus e levar a conversão, não só ao povão, mas a todos. Mostre ao mundo que você é de Deus.
Wellington Silva Jardim (Eto)
Administrador da Fundação João Paulo II
Transcrição e adaptação: Elcka Torres