Testemunho

"Morar na Terra Santa foi a experiência mais rica da minha vida"

Thaysi Santos é goiana de Pires do Rio. Missionária da Comunidade Canção Nova há 4 anos e meio, ela nos conta a experiência vivida no exterior: “Fui remanejada para a Terra Santa em dezembro de 2008, quando a guerra na Faixa de Gaza estava no seu auge. Muitos questionamentos foram surgindo dentro de mim: ‘ O que vou encontrar neste país? Como vai ficar a minha família?'”

*Naquele período Israel lançou uma nova ofensiva militar contra o território palestino da Faixa de Gaza em 27 de dezembro de 2008, acusando o grupo radical Hamas de atacar israelenses.

Alto do monte Tabor. Ao fundo o Vale de Jezreel, também conhecido por Vale do Megido, o mesmo que Vale do Armagedom
Foto: Arquivo/Cancaonova.com

A consagrada continua: “Porém, a realidade em Belém e Jerusalém eram bem tranquilas, a guerra não havia afetado de forma direta essas cidades, mas dentro de mim começou um novo desafio, primeiro o de me comunicar com aquele povo, depois de estudar sobre os lugares santos, afinal fui designada com a missão de fazer as reportagens sobre eles para o nosso telejornal”.

Thaysi também partilha uma experiência vivida no Monte Tabor, o lugar da Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Um dia me pediram para passar a noite no Monte da Transfiguração, era dia 6 de agosto, dia em que comemoramos essa passagem da vida de Cristo. Ali debrucei meu coração, pedindo a Cristo que eu também me transfigurasse, pois queria muito passar para as pessoas toda a alegria que continha dentro de mim por ser cristã. Eu queria sair daquele lugar santo com o rosto resplandecente, alegre, para que eu pudesse dar tudo aquilo que recebi de Deus como dom. Queria ser esta missionária alegre. Eu realmente saí de lá restaurada, foi um marco na minha vida”.

Assista a esta primeira reportagem feita pela missionária no Monte Tabor:

“Lá criamos laços”, testemunha a missionária com o sorriso no rosto, “os árabes cristãos nos olham e veem esperança, pois a presença de cristãos de outra nacionalidade faz com que eles tenham um outro foco sobre a realidade que vivem”.

Após sua experiência de um ano e nove meses na Terra Santa, Thaysi seguiu para a missão da Canção Nova em Roma , onde ficou durante três meses: “Em Roma fiz a experiência de ser abraçada pela Igreja, a Praça São Pedro até traz essa imagem na sua arquitetura, um braço que nos acolhe. Foi um tempo de muito riqueza”.

“Eu me sinto responsabilizada, pois eu preciso dar uma resposta generosa”, afirma a missionária
Foto: Arquivo/Cancaonova.com

A missionária está de volta ao Brasil faz 4 meses, na sede da comunidade católica, em Cachoeira Paulista (SP), onde exerce uma nova missão, fazendo parte da equipe de assessoria de imprensa: “É, de fato, responsabilizador, hoje transmito o que é a instituição Canção Nova para as mídias externas. Em dois anos que fiquei fora do país, toco concretamente no quanto a Canção Nova cresceu. Eu me sinto responsabilizada, pois eu preciso dar uma resposta generosa, já que a experiência que eu vivi talvez a maioria das pessoas jamais vivam”.

.: Ouça esta entrevista na íntegra

Seja um sócio evangelizador, escolha uma das opções abaixo:

.: Débito automático

.: Cartão de crédito

.: Conheça outras formas de contribuir