SPV_030408

Meu grande pedido é este: ter um coração alegre

Mensagem de Wellington Jardim, no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nestaquinta-feira, dia 03 de abril.

A Palavra, que Deus nos dá para meditarmos hoje, está em I Provérbios 17, 22-28.

.: Ouça a mensagem

Wellington Jardim
Foto: www.cancaonova.com

Quando Deus fala, a sabedoria d’Ele vem diretamente à nossa necessidade. E como devemos estar cada vez mais perto de Deus, para que a ação do Espírito Santo aja em nós!

“Ânimo alegre faz florescer a saúde” (Prov 17, 22a), é uma das coisas de que mais precisamos. Quantas pessoas não se deixam abater pelas situações da vida porque são alegres. Pois o “espírito abatido seca os ossos” (cf. Provérbios 17, 22b). Olhe a diferença de um e de outro. Temos milhares de problemas, toda vez que peco vejo a distância que estou de Deus, existem problemas que não dependem de nós. Muitas vezes dependem do irmão, por não estarem bem no serviço, pela falta de dinheiro, etc. Mas qual o tamanho da sua distância com Deus? Tenha ânimo e não se abata por situação nenhuma.

É uma luta constante quando há um sofrimento, mas não podemos nos deixar abater pelos problemas diários. No entanto, ficamos abatidos sim, queremos fazer o que desejamos e não fazer a vontade de Deus. Problemas nós também temos, mas não podemos ficar neles. Abafe essa dificuldade! Com Deus nós vencemos. Essa luta existirá sempre; a vida não é fácil. Preocupação e serviço todos nós temos.

“O ímpio aceita subornos secretos, para distorcer o curso do julgamento” (Provérbios 17, 23). As pessoas se vendem por porcaria; e mesmo que fosse por milhões, isso de nada valeria! O corrupto é uma pessoa desclassificada. Homem que se vende não tem valor para Deus. Quantas pessoas são corruptas, porque o mundo é obcecado pelo suborno – no qual todo mundo quer levar vantagem.

Mas nós cristãos não podemos cair nessa! Não nos esqueçamos de que: “Água dá, água leva”. Temos dinheiro no bolso, mas logo aparece uma doença e tudo vai por água abaixo. De que vale você ter um monte de dinheiro, pois quando um filho fica doente, você o gasta todo com a enfermidade… Dinheiro não é nada.

“Na face do prudente reluz a Sabedoria, os olhos do insensato vagueiam a esmo” (Provérbios 17, 24). Toda pessoa prudente tem sabedoria. A palavra mais falada no mundo hoje é “transparência”, ela é uma forma de se tapar a corrupção na sociedade. Você já reparou que o corrupto e o insensato não têm coragem de encarar você e não o olham diretamente em seus olhos? É porque eles fogem, e atrás disso tem algo errado.

“O filho insensato é a indignação do pai, e a amargura da mãe que o gerou” (Provérbios 17, 25). Um filho que só bebe, que anda em lugares errados é uma tristeza para a família, no ser insensato e agressivo. Chega de madrugada e não liga para o sofrimento da mãe; não quer trabalhar e só dá desgosto. Qual o motivo disso? O que você precisa que não tem hoje? A vontade de Deus tem seu dia e sua hora. Tenha calma e paciência.

“Quem modera as palavras possui o conhecimento; é prudente quem mantém a calma” (Provérbios 17, 27). Você tem que escutar a Deus no silêncio. O silêncio do coração é importante. “Mesmo o insensato, quando se cala, passa por sábio; e aquele que fecha os lábios, por inteligente” (Provérbios 17, 28). Tão simples e tão prático para quem pode viver constantemente esta Palavra. Seja silencioso e escute a voz que vem de dentro, para não passar por insensato.

Em meu estudo da Palavra, de hoje, queria partilhar com vocês o que sempre rezo: “Meu Deus, se este projeto vos agrada concedei-me a força de realizá-lo, seja qual for a dificuldade, sejam quais forem os obstáculos, e se ainda não é chegado o tempo, dai-me a força para esperar”. O tempo é para hoje e não para amanhã.

Quem rege sua vida? Você ou Deus? Se você entregar seu projeto no coração de Deus, você sofrerá com as demoras, por isso, entregue as renúncias para ter a força necessária para superá-las. Se ainda não é chegado o tempo, peça ao Senhor que lhe dê a força de esperar. Devemos entregar tudo em sacrifício a Deus. A vida do cristão é ser alegre, fazendo a vontade de Deus. Ele tem de ter a cara alegre. Muitas vezes, vêm as alegrias que nem sabemos de onde vêm, pois Deus é providente, e nos dá uma alegria que vem da alma.

Meu grande pedido é este: ter um coração alegre. Temos que viver esse sopro do Espírito Santo para retomar aquela chama de dentro de nós. É por meio dos nossos sacrifícios que floresce em nós o fogo ardente do Espírito. É isso que você precisa hoje, para sua restituição. Levante e siga o Senhor, como Jesus sempre falou aos discípulos. Ofereça tudo a Ele, que é o único que sabe onde vai derramar as graças.

Que seu dia seja repleto de alegria e sua saúde se restabeleça. Como um ótimo remédio: a alegria. Nunca se esqueça disso, pois é essa virtude um remédio total para cada um de nós.
Alegria faz bem para seu corpo, alma e espírito. Amém.

Wellington Jardim
Administrador da Fundação João Paulo II

Acesse: Blog do Eto

Alcançamos 04% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de abril. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!

Transcrição e adaptação: Eliziane Edwiges Alves

Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘Se Deus é por nós’
Wellington Silva Jardim


.:Livro A Biblia no meu dia-a-dia.Mons. Jonas Abib.


.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos