Mensagem do Papa aos Jovens

Mensagem do Papa aos Jovens

Queridos jovens!

Sejam, nesta aurora do novo milênio, testemunhas corajosas do Evangelho.
“Vós sois o sal da terra…”. Como se sabe, uma das funções primárias do sal é temperar, dar gosto e sabor aos alimentos. Esta imagem nos recorda que, através do Batismo, todo o nosso ser foi profundamente transformado,”porque temperado com a vida nova que nos vem de Cristo” (cf. Rm 6, 4).

Este sal que tem a virtude de não deixar a identidade cristã desnaturar-se mesmo num ambiente duramente secularizado, é a graça batismal que nos regenerou, fazendo-nos viver em Cristo e tornando-nos capazes de responder ao seu apelo para “oferecermos os nossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus” (Rm 12,1).
São Paulo, escrevendo aos cristãos de Roma, exorta-os a evidenciarem claramente o seu modo de viver e pensar diferente de seus contemporâneos: “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, a fim de conhecerdes a vontade de Deus: o que é bom, o que Lhe é agradável e o que é perfeito” (Rm 12,2).

O sal foi também, durante muito tempo, o meio habitualmente usado para conservar os alimentos. Como sal da terra, sois chamados a conservar a fé que recebestes e a transmiti-la intacta aos outros. Particularmente grande é o desafio que se coloca à vossa geração de manter íntegro o depósito da fé (cf. 2Ts 2,15; 1Tm 6,20; 2Tm 1,14).

Amados jovens, não vos contenteis com nada menos do que os mais altos ideiais! Não vos deixeis desanimar por aqueles que, desiludidos da vida, se tornaram surdos aos anseios mais profundos e autênticos do seu coração “Descobri as vossas raízes cristãs, aprendei a história da Igreja, aprofundai o conhecimento da herança espiritual que vos foi transmitida, imitai as testemunhas e os mestres que vos precederam! Só permanecendo fiéis aos mandamentos de Deus, à Aliança que Cristo selou com o seu sangue derramado na Cruz é que podereis ser os apóstolos e as testemunhas do novo milênio”.

Amados jovens, eis o vosso turno, ser as sentinelas da manhã (cf. Is 21,11-12) que anunciam a chegada do sol que é Cristo ressuscitado! “Eu sou a Luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”(Jo 8,12).
O encontro pessoal com Cristo ilumina a vida com uma nova luz, orienta-nos pelo bom caminho e leva-nos a ser suas testemunhas.
Que o Evangelho seja o grande critério que guia as opções e os rumos da vossa vida!

Tornem-se assim missionários por gestos e palavras e, por todo o lado onde vocês trabalharem e viverem, sejam sinal do amor de Deus, testemunhas verdadeiras da presença amorosa de Cristo. Nunca esqueçam: “Não se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire” (Mt 5,15)! Encontrai freqüentemente com o Senhor “coração a coração” na adoração eucarística. Dia após dia recebereis um novo estímulo que vos permitirá confortar os que sofrem e levar a paz ao mundo.

João Paulo II

:: Dia especial pelos jovens, na Canção Nova