SVP02.02.2007

Lutemos pela coroa incorruptível

Mensagem do Eto no programa ‘Sorrindo pra Vida’,
da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro – Dia da Vida Consagrada.

Meditaremos a Palavra de Deus que está em I Coríntios 9:24-27

.: Ouça trecho da mensagem do Eto

Esta é uma palavra dura de São Paulo. Tenho de correr, o Reino dos Céus é para os trabalhadores, os fortes, não para os fracos.
Numa corrida, só um ganha, mas no Reino de Deus todos ganham. A minha luta é diária, eu não golpeio no ar, não se pode ter um momento de glória, eu tenho de estar constantemente lutando contra tudo e contra todos. Eu, cristão, tenho de ser diferente; você tem de ser diferente.

Eu fico amargurado quando escuto falar que alguém está em crise na sua vocação. Lembre-se, você teve a coragem de disputar o “primeiro lugar”, por isso é muito pequena a palavra “crise”. Você teve tanta coragem de deixar sua família, de deixar tudo, e esta “coroa incorruptível” é para você! Nós temos de ter a nossa disciplina, temos de dar o melhor de nós. Todos temos de ganhar esta “coroa incorruptível” de que fala o apóstolo Paulo, e para consegui-la, temos de trabalhar e de lutar muito.

Como diz o versículo 27 desta mesma passagem bíblica: “Ao contrário, castigo meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros”.

Eu não posso vir para esse programa de qualquer jeito, sem meditar a Palavra de Deus, sem antes ler e pesquisar no mínimo dois livros. Eu não posso me arriscar a fazê-lo de qualquer maneira, tenho de dar o melhor de mim nesta “corrida”.

Quantas vezes, em nossa comunidade acontecem a arrogância e a intolerância. E quantas vezes eu próprio sou intolerante. Quantas “políticas” nos relacionamentos, e essas mesmas coisas nos impedem de levarmos um diálogo com o nosso irmão, que precisa de nós, que precisa ser formado, no que eu também sou formado.

Você não pode ser intolerante, o seu irmão precisa de você, e é desta maneira que acabamos perdendo o céu. Quanto mais humildes somos, tanto maior é nossa certeza de que poderemos ganhar esta “coroa incorruptível”.

Eu descobri algo muito importante na Bíblia: ela conserva muitas contradições, muitas vezes, alguns conflitos. A Palavra de Deus é cheia de “democracia”, na qual você tem duas opções, como diz São Paulo, porque a salvação vem pela fé; já São Tiago diz que a fé sem obras para nada nos serve. Vemos aqui uma “democracia”, em que tanto eu entendo que posso me salvar pela fé, como também pelas minhas obras. Olhe quanto eu posso aprender e ensinar, por isso eu não posso ser arrogante, não posso dar “soco no ar”.

A personalidade de uma obra de Deus acontece também com a sua chegada. E é claro que será necessário, muitas vezes, que nossa personalidade passe pelo “esmeril”; outras vezes, por uma “lixa fina”. Mas todos têm de passar por esses “instrumentos”, ninguém pode parar, se acomodar.

Você já deu o passo maior, que é o de estar aqui. Vamos ter cruz sim, o nosso próprio Deus teve de passar por ela, então, temos de passar também por ela também. Temos de seguir o exemplo d’Ele, pois Ele não se entregou. E para você, que está dando a sua vida pela Canção Nova, você que está trabalhando, você que está crescendo cada dia mais na verdade, que a cada dia você seja mais autêntico, transparente, para que não aconteça aquilo que diz São Paulo, para que você não seja reprovado. Eu não quero ver nenhum de nós ser reprovado, para que possamos adquirir juntos esta “coroa incorruptível”!

Eto
Administrador da Fundação João Paulo II

Todos nós da Canção Nova, neste dia, que é tão especial para nós, consagrados, queremos agradecer a você sócio fiel desta obra de Deus, a você que colabora para que o Evangelho possa chegar a todos os lugares. Nós dedicamos este dia a você, e pedimos a Deus que, este ano, seja o ano da fidelidade, que você nos ajude em especial neste mês de fevereiro, pois teremos somente 17 (dezessete dias e meio) dias úteis para chegarmos aos 100% do Projeto Dai-me Almas. Nós contamos com a sua fidelidade!


Adquira em nosso shopping:

.: CD: Dunga ao vivo 15 anos , Dunga

.: Livro: Retiro Popular 2007, Dom Alberto Taveira Corrêa