Sorrindo pra Vida 16/01/07

Jesus está com você na calmaria e na tempestade

Precisamos ter os olhos fixos em Ti, Jesus, pois compreendemos que mesmo em situações de “tempestade”, a tua graça nos forma, e não temos o que temer e nem porque desanimar. Tomemos posse da graça, que cada vez mais nos ensina que o Senhor cuida de nós.

Evangelho de São Mateus 8,23-27
“Subiu ele a uma barca com seus discípulos. De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia. Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos! E Jesus perguntou: Por que este medo, gente de pouca fé? Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. Admirados, diziam: Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?”

.: Ouça mensagem e oração do Padre Eliano

Jesus dormia, e eles foram acordá-lo: “Estamos perecendo!”
Jesus está presente. Ele é a providência, o poder do Senhor que acalma aquilo que está fora do controle.

Mesmo diante da tempestade, Jesus está numa serenidade total, na qual sobressai a calma que Ele demonstra. Ocorre aqui um verdadeiro mistério da revelação de Jesus, Filho de Deus.

Chama-nos atenção é que os discípulos eram pescadores experientes, mas nesta tempestade ficaram muito perturbados. Percebemos, então, que mesmo em suas realidades, eles viveram momentos de insegurança, percebendo assim que mesmo na “nossa segurança” o Senhor quer nos ensinar a confiar n’Ele. Eu preciso também – em todas as minhas realidades – estar abandonado nas mãos do Senhor.

O discípulo precisa conhecer mais o Senhor. É através desse conhecer cada vez mais, que eu aprendo a confiar. E em cada gesto de Jesus, Ele quer nos ensinar para que estejamos formados na identidade d’Ele mais profunda.

Se o Senhor “dorme” é porque é tempo de espera, é tempo de confiança. O discípulo tem de dizer: “Com o meu Senhor eu não vou perecer!”

Em todos os momentos, a Igreja é colocada à prova, a duras provas; mas não temos o que temer. Temos de nos voltar ainda mais para o Senhor. Temos de tomar posse deste nosso Senhor que cuida de tudo! Estamos em “alto-mar”. E, às vezes, há revoltas tempestuosas, porém, o discípulo experimenta a paz que vem do Senhor. O verdadeiro discípulo não pode considerar que está perecendo, pois o seu Senhor está na “barca”. E o Senhor com a sua Palavra revela que Ele cumpre as promessas d’Ele.

Diante da Palavra de Deus e de todas as suas realidades, diga: “Eu não estou perecendo. Eu estou passando por dificuldades, mas tenho confiança que o Senhor está comigo até nesta ‘tempestade’. E em meio a esta situação, Ele mesmo está me formando. Eu não posso deixar passar este momento sem que antes eu seja formado. Eu tenho de aprender: quem está comigo é o Messias, é o Senhor”.

“Por que tanto medo, homens de pouca fé?”


Jesus, que está conosco na calmaria e também na tempestade, nos sustenta. Ele é um Deus de amor, fiel.
O Senhor estava mais atento a eles do que nunca e estava lhes ensinando a ter uma fé firme e formada também nas tempestades – não somente na calmaria. E o Senhor usa esta dinâmica, a do seu Espírito, para que seja utilizada por nós na dificuldade ou na segurança.

Padre Eliano
Fraternidade Javé Salvador


Nosso telefone: (12) 3186-2600


Ligando você pode se tornar um sócio e aproveitar para adquirir os livros, CDs de palestras.
Aqui está o quanto nós somamos neste mês de evangelização: chegamos aos 43% da campanha do “Projeto Dai-me Almas”.

Livro: Eu acredito em milagres
Gabriel Chalita
R$ 17,90

Livro: Gotas de Cura Interior
Padre Léo, SCJ
R$ 14,90

CD: Cantarei Vitória
Ricardo Sá
R$ 18,00