História do quadro

História do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Mais ou menos pela mesma época em que Colombo trazia a América a nau “Santa Maria”, uma outra nau aportava à Europa levando o quadro milagroso de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro. Quem o pintou e quando, não sabemos. O fato é que havia sido venerado na Ilha de Creta e de lá transportado para Roma onde foi guardado por uma família até que a própria Nossa Senhora apareceu à filhinha da casa e lhe disse que era sua vontade que a imagem fosse colocada em uma Igreja. Indicou mesmo o lugar “quero ser colocada em minha querida Igreja de Santa Maria Maior e a do meu filho São João de Latrão”.

No dia 7 de março, a imagem foi exposta à veneração pública na Igreja de São Mateus, que, por três séculos, ficou sendo o centro de peregrinação para todo o mundo católico. Em 1778, a guerra destruiu o venerável templo sendo, porém, salvo o quadro graças aos bons Religiosos Agostinianos que o levaram para o seu novo mosteiro, a Igreja de Santa Maria in Posterula do outro lado da cidade.

O último membro da ordem que fez profissão na Igreja de São Mateus foi o irmão Agostinho Orsetti. Quando velho, beirando já os 86 anos sendo visitado por um jovem amigo, Miguel Marchi, interrompia muitas vezes a conversa para lembrá-lo da Virgem do Perpétuo Socorro: “Não te esqueças, Miguel, que aquela imagem que está na capela é a mesma que foi por muito tempo venerada em São Mateus. Quantos milagres não fez ela!”

E assim aconteceu o que mais tarde, quando já Redentorista, ouvindo uma vez que um confrade achara documentos muito preciosos, relatou tudo o que ouvira do irmão Orsetti e ao pedido dos padres Redentoristas que o quadro fosse colocado na Igreja de Santo Afonso, construída no mesmo lugar em que estivera a Igreja de São Mateus, respondeu o Papa Pio IX: “É a nossa vontade que a imagem da Santíssima Virgem volte para igreja entre Santa Maria Maior e São João Latrão”. Ao mesmo tempo deu ordem aos Redentoristas que “a fizessem conhecida” no mundo inteiro.

No dia 26 de abril em 1866, uma procissão solene levou a Senhora do Perpétuo Socorro para o lugar de sua escolha, para a Igreja de Santo Afonso, grande apóstolo e defensor de Maria. O quadro milagroso ainda está hoje em Roma, mas milhões de outras cópias já estão espalhadas pelo mundo inteiro levando por toda parte o Perpétuo Socorro de Maria.

Fonte: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Brasília/DF

.: Reze a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

.: Vídeo: Conheça detalhes do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Roma