SPV_170909

Há um tesouro escondido no campo do nosso coração

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 17 de setembro.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Romanos 8, 26-30..

Luzia Santiago e Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Todas as coisas, sem exceção, tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que se entregam ao Senhor, daqueles sobre os quais a Palavra diz serem chamados segundo o desígnio de Deus Pai.

Deus planejou, Ele fez um desenho, como um arquiteto que faz a planta da casa; “desenho” e “desígnio” querem dizer a mesma coisa. Hoje, estamos recebendo do Senhor o desenho, ou seja, o projeto de amor que Ele tem para nós neste dia. E aqueles que caminharem segundo esse desígnio vão experimentar um bem profundo em tudo o que fizerem, por entregarem tudo nas mãos do Senhor. Por isso tudo concorre para o nosso bem quando fazemos isso.

Nós somos infinitamente amados por Deus, mas somos também limitados, alguns mais, outros menos. Muitas vezes, quem se acha forte não se cuida, não se prepara, mas, nós que nos reconhecemos fracos temos conosco a promessa do Senhor de que que seremos socorridos. Ele próprio virá em nosso socorro.

Até mesmo na fragilidade da nossa oração, por não sabermos rezar, o Espírito Santo ilumina nossa mente em cada coisa que fazemos. Ele nos ampara em todas as nossas decisões, nos confirma nos afetos verdadeiros, nos dá força interior para fazermos aquilo que, sem Ele, nós não seríamos capazes.

O Paráclito nos dá força e nos faz superar toda a timidez; quem ama enche as velas com o vento do Espírito, que nos faz avançar, dá amor ao nosso coração e força ao nosso corpo, porque Deus, ao nos tocar, não o faz somente em nosso coração, mas nos toca por inteiro.

O mártir Santo Inácio de Antioquia escreveu: “Dentro de mim há uma Água Viva, que murmura e diz: ‘Vem para o Pai’”. Há um tesouro escondido no campo do nosso coração. Também nós não deveríamos dar trégua ao nosso esforço trazendo sempre de novo a luz ao nosso espírito com esta fonte de Água, que jorra para a vida eterna, a qual eu e você recebemos no dia do nosso batismo. É preciso trazer a luz sempre de novo, porque nós jogamos “detritos” e “terra” por cima dessa fonte e tornamos a “entupi-la” todas as vezes em que nos enchemos de barulho, de agitações, e de um ativismo inútil e doentio. Isso também ocorre todas as vezes em que dentro de nós damos livre curso aos desejos da carne, os quais se manifestam pela ira, pela sensualidade e outros vícios, que são contrários ao Espírito Santo e que nos impedem de beber dessa graça.

Aonde você vai? A quem você procura? Está dentro de você mesmo. Dentro do homem e da mulher mora a verdade. Deus está em seu interior e você O procura fora. O Espírito Santo está no seu coração.

Nós precisamos ter intimidade com a Palavra de Deus, porque – por intermédio dela – o Senhor ilumina o nosso caminho. O Espírito Santo é o “lugar” em que nós devemos entrar para contemplar a Deus e adorá-Lo nos dizia São Basílio.

A oração é a respiração da alma. Assim como nós dizemos: “Calma, respire fundo!” para alguém que está prestes a desmaiar, nós precisamos dizer a uma pessoa, prestes a se render às dificuldades, que é indispensável que ela reze, que respire o ar da graça vindo do Espírito Santo.

Na nossa oração, o Senhor vem em socorro da nossa fraqueza; por isso, aquele que não reza fica fraco. Mas, mesmo na nossa fraqueza, se buscamos o Senhor Ele faz da nossa fraqueza força. Por meio dessa Palavra o Senhor nos convence de que devemos reagir e tomar a vida de volta em nossas mãos.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Blog do Márcio Mendes

Comunidade de relacionamentos da Canção Nova: gente de fé

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone