Clube da Evangelização

Formar homens novos para um mundo novo

Temos alguns conceitos sobre educação e um deles diz: “É o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento”.

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece no seu artigo primeiro e segundo:

Art. 1º – A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Art. 2º – A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Conceitos e regras que verdadeiramente buscam nomear e descrever a importância da educação para a sociedade e para o ser humano como um todo. Como pedagoga, posso afirmar que tocar nesse lindo processo de educação – dentro do nosso polo educacional: Instituto Canção Nova e Faculdade Canção Nova – é um grande e belo desafio.

Arquivo

A busca da qualidade e da formação integral de cada aluno é uma grande preocupação, levada a sério por nós. Muito mais que pensar em garantir um futuro ou um emprego ao educando, há o empenho em prepará-lo e encaminhá-lo a fazer descobertas que lhe serão apresentadas no seu cotidiano. Desafios que partem dele e do outro.

Ter a sensibilidade de discernir coisas simples, como a identificação das cores, e ir até a sua formação como profissional é parte fundamental do educador que conosco trabalha. Muito mais que garantir o direito à educação aos alunos, penso ser de suma importância garantir a qualidade desta, pois isso fará a diferença na formação deles.

“Formar homens novos para um mundo novo” é a nossa meta com relação à educação no Instituto e na Faculdade Canção Nova. Por isso sempre trabalhamos com as famílias e com os alunos, desenvolvendo projetos com eles e participando, juntos, das realidades e dificuldades encontradas no cotidiano deles; e procuramos oferecer aos docentes e discentes apoio e direção espiritual. Com isso, temos conseguido tocar em frutos muito concretos desse trabalho, o que nos traz muita alegria por vivermos verdadeiramente o ser educador: aquele que peneira, lapida e descobre grandes tesouros em cada aluno nesse lindo universo de variedades, desafios e descobertas.

“Uma educação eficaz apoia-se inteiramente na razão, na religião e na bondade”, afirmou Dom Bosco. Acreditamos nessa verdade sugerida por esse grande santo italiano e a colocamos em prática. Isso nos tem dado a certeza de que estar com os alunos e os olhar como um todo faz a diferença para eles e para nós educadores nessa linda missão de educar.

Agradecemos a todos que colaboram com essa obra de evangelização, pois são vocês que mantêm esse lindo trabalho ao contribuírem todos os meses com o Projeto Dai-me Almas. Deus lhes pague!

Shirleya Nunes de Santana
Membro da Comunidade Canção Nova
Superintendente de Educação