A Palavra, que Deus nos dá para meditarmos hoje, está em Provérbios 12, 1-10.20.

Com a graça de Deus, o que fazemos aqui ressoa na eternidade, na vida em que viveremos. Deus não quer que seus filhos ignorem o caminho da verdade, por isso é amigo deles. O homem de bem alcança a benevolência do Senhor; o Senhor condena o homem que premedita o mal (Provérbios 12, 2).
Deus não condena o pecador, mas condena o pecado. Não se firma o homem pela impiedade, mas a raiz dos justos não será abalada (Pr 12, 3). Ninguém é feliz fazendo as pessoas infelizes.
O valor do homem justo se consolida, e o pecador vai colher os maus frutos semeados. Se a graça de Deus não intervier, ele [pecador] perde o que mais ama; mas o justo colhe os frutos da justiça.
O mal se volta contra nós mesmos, contra nosso íntimo, em nosso coração. Deus põe esses preceitos aos nossos olhos. A Canção Nova ama a Palavra de Deus e se orienta nesses preceitos. Temos que ficar atentos à Palavra e segui-la para darmos frutos em nosso coração.
Jesus condena a dureza de coração. O povo escolhido de Deus era Israel. E qual era a dureza de coração de Israel? Este povo foi escolhido para que levasse luz às nações, mas ele fechou seu coração e não quis se abrir ao plano de salvação de Deus. O Senhor quer manifestar-se em nosso coração, em nossos pensamentos, por isso temos que ficar atentos ao que Ele quer nos falar. É só nos abrirmos àquilo que é bom. Se não permitimos que Deus haja, o inimigo vem para semear o mal.
Deus quis precisar de nós para cumprir a obra de salvação em nossas vidas. Faça seu coração ouvir a voz de Deus. Não deixe que a imaginação tome conta dele.
Se você não está feliz, imagine o que você leva às pessoas. É falso o coração do mau, as pessoas acham que estão construindo o bem, mas não estão. Feliz é aquele que faz a vontade de Deus e tem o coração dócil. Avalia-se um homem segundo a sua inteligência, mas o perverso de coração incorrerá em desprezo (Pr 12, 8).
Quantas vezes, perdemos oportunidades em nossas vidas por conta da nossa imaginação que fica apenas cultivando coisas ruins e irreais. Imaginamos que não gostam de nós, que ficam maquinando coisas más contra nós, que são invejosos, maldosos e tantas coisas ruins que passam pela nossa cabeça. Não se engane com essas fantasias. Esse falso gosto pela vida que é mais adrenalina do que a verdadeira felicidade.
Renuncie a tudo o que está envenenando seu pensamento. O que está na sua alma? O que está tirando o sabor de sua vida? Não siga sua imaginação e esse espírito de condenação. Siga a Palavra de Deus, que condena seu erro para salvá-lo das conseqüências dele e lhe dá a vida plena.
No coração dos que tramam males há engano; a alegria está naqueles que dão conselhos de paz (Pr 12, 20). Procure a verdadeira felicidade! Leve a paz!
Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Eliziane Edwiges Alves
Alcançamos 36% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de maio. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!
Adquira em nosso shopping:
.: Livro
O dom das lágrimas’ Márcio Mendes
.:Livro
A Biblia no meu dia-a-dia.
Mons. Jonas Abib.
.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos