Sorrindo pra Vida 29/10/07

Existe uma receita para a felidade?

Mensagem do missionário e escritor Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 29.

.: Ouça a mensagem

A Palavra que vamos partilhar hoje está em Salmo 1,1-6.

A Palavra de Deus sempre nos fala dos riscos que nós corremos e do caminho da vida, porque o Pai é assim: ele gostaria de sentar-se com seu filho para falar só de coisas agradáveis. Mas Ele, que é Pai, tem momentos maravilhosos de alegria, descontração, brincadeiras, mas também há momentos que Ele precisa falar de coisas que são arriscadas para seu filho e dizer-lhe: “Meu filho, sente-se aqui, você precisa tomar mais cuidado”.

A palavra de Deus faz isso, hoje, conosco. Observe o versículo 4: “Os maus, porém, não são assim, são como a palha carregada pelo vento” (Sl 1,4).

A maldade transforma o homem em uma folha desorientada, tal qual uma palha que é carregada em todas as direções, para onde sopram os ventos da angústia, da tribulação. Ele [o homem] vai junto, batendo pelas paredes, pelas coisas, pois a maldade tira o “peso” das pessoas; ela tira aquele lastro que lhe dá consistência na vida.

São Francisco de Sales dizia que o nosso “peso” é o amor. Para onde pende o nosso “peso”, para lá vai o nosso coração. A maldade, a malícia e o pecado roubam de nós a consistência para nossa vida e a força para nossa caminhada. Porém, o Senhor que nos alerta de todo mau mostra-nos o caminho da vida e incentiva-nos nesse caminho dizendo: “Feliz quem não segue os conselhos dos maus…”

Quem é que não se alegraria encontrando, em sua vida, uma receita de felicidade? Há uma receita de felicidade? Há sim! Ela só não é mágica.

Muitas vezes, nós esperamos uma receita mágica em nossa vida, não queremos enfrentar as dificuldades. Mas as coisas não se dão desta forma. Nós percebemos que, em nossa vida, a Sagrada Escritura nos traz muitas propostas de santidade, de viver numa senda correta, mas nenhuma delas nos é entregue pronta, sem a nossa participação, sem lutarmos.

Temos de saber onde lançamos as nossas raízes, pois, dependendo de onde nasce a árvore –por mais doce que seja o seu fruto – de onde é lançado suas raízes, o fruto não presta, é ácido, azedo demais; parece que nunca atinge a maturidade. Quem morde o fruto arremessa-o longe porque não serve para comer. Mas aquele que se aproxima do Senhor, encontra na Palavra d’Ele um caminho de felicidade. Não é um caminho fácil, mas é o caminho da fidelidade a Deus.
Felicidade precisa ser construída, passo a passo, nas pequenas coisas da vida, nos esforços pequenos e grandes que fazemos.

Santo Agustinho dizia-nos: “Se você quer ser perfeito, comece pelas coisas pequenas”. São Francisco, porém, dizia-nos: “Comece fazendo o que é necessário, daqui a pouco você vai fazer o que é possível, e quando menos esperar, você estará realizando o impossível”.

Tudo é feito passo a passo na fidelidade a Deus.

Márcio Mendes


Nossa Senhora Aparecida, rogai por todos nós da família Canção Nova, pelos internautas, principalmente por aqueles que acessaram, pela primeira vez, o nosso Portal e sentiram-se tocados a contribuir para que esta obra continue dando muitos frutos. Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe, cuida de todos os sócios, não deixe que nada falte à mesa daqueles que, do seu pouco, fazem muito conosco.
Graças a Deus, alcançamos 79% da campanha do “Projeto Dai-me Almas”. Essa é uma grande vitória, pois quando somos fiéis no pouco, Deus sempre nos confia muito mais.
Deus lhes pague!


Assista: Missionário Márcio Mendes deixa mensagem aos internautas


Adquira em nosso shopping:

.: Livro
Novena de Natal
Bento XVI


.: Livro
A vida no poder do Espírito Santo
Márcio Mendes


.: Livro
Na Trilha de um vencedor
Adelita Rozetti