Dia Internacional da Dança

Evangelização e dança podem caminhar juntas?

No dia 29 de abril comemoramos o Dia Internacional da Dança. Nossa equipe foi conferir uma das apresentações da Companhia de Artes Canção Nova e entrevistou com o responsável do setor, Ralph Batista: “A dança é dinâmica e criativa e agrada o olhar das pessoas, por isso, torna-se uma isca para o que queremos levar, de fato, que é o Evangelho”, afirma o jovem.

A Companhia de Artes Canção Nova existe desde 2005 e dá um brilho especial aos eventos e programas da comunidade católica
Foto: Wesley Almeida/CN

.: Veja + fotos da Cia de Artes no Flickr

Na Canção Nova, a dança está intimamente ligada ao fator social. Ao longo do tempo, o trabalho desenvolvido por essa equipe foi crescendo e, hoje, já são atendidas aproximadamente 180 crianças. Essa atividade, além de ser prazerosa e colaborar na saúde física e mental, também constrói e faz com que a criança acredite nela mesma e desenvolva a autoestima.

Um dos principais objetivos da Companhia de Artes é motivar as crianças na área da educação, já que em muitas realidades mais carentes esta [educação] não está em primeiro lugar.

O jovem dançarino destacou também: “Somos formados nessa pedagogia do monsenhor Jonas Abib: homens novos para um mundo novo. Somos chamados a dar este testemunho na nossa vida e como consequência no que fazemos. A dança hoje é vista como sensual e erótica, mas nós buscamos expressar com o nosso corpo aquilo que está dentro de nós”.

O projeto atende crianças de Cachoeira Paulista e cidades vizinhas com aulas de balé gratuitas
Foto: Dalva Melo/CN

Tudo o que a companhia realiza na vida desses pequenos é graças à ajuda dos sócios evangelizadores, inclusive com relação às roupas utilizadas por todos. Tudo isso vem por intermédio desses benfeitores, responsáveis por todo o nosso trabalho social.

Como nasceu o Dia Mundial da Dança?

Esse dia é celebrado no dia 29 de abril e promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança. Entre os objetivos da data estão o aumento da atenção para a importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo a fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.

A dança na Bíblia

Uma análise das referências bíblicas com relação a essa prática revela que as danças israelitas, consideradas apropriadas, eram de natureza litúrgica, sendo acompanhadas por hinos de louvor a Deus. Elas eram geralmente praticadas entre grupos de pessoas do mesmo sexo e sem quaisquer conotações sensuais.

Em Êxodo 15, 20, vemos que Maria, a profetisa, irmã de Aarão, apanhou um tamborim, e atrás dela saíram todas as mulheres tocando pandeiro e dançando. No livro de Juízes, 11, 34, quando Jefté voltou para casa em Masfa, sua filha veio-lhe ao encontro dançando ao som do tamborim.

Poderíamos citar tantas outras passagens bíblicas sobre esse tema, porém, o importante é frisar que a dança era sempre utilizada como expressão de alegria e de vivência comunitária. No entanto, nos dias atuais, infelizmente, é muito usada como instrumento de sensualidade e perversão. Contudo, Deus nos dá a oportunidade de, como autênticos cristãos, dar um novo sentido e beleza a essa arte que sempre fez parte da vida das civilizações primitivas.

Seja você também um sócio evangelizador. Escolha as opções e nos ajude:

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Cartão de Crédito

.: Conheça outras formas de contribuir