Euforia é diferente de alegria

Euforia é diferente de alegria

EUFORIA: alegria momentânea, algo passageiro ou motivado por alguma coisa ou alguém fora de nós, que, muitas vezes, nos leva à angústia, à mágoa e nos deprime porque vem de fora de nós.
ALEGRIA: é fruto do Espírito Santo. São Paulo não coloca a alegria como dom (presente), mas como fruto, e se é fruto, subentende-se que precisa ser “gestado” e desenvolvido dentro de nós.

O que está por trás dos pecados cometidos pela humanidade e por mim? Não existe outra resposta a não ser: Ao cometê-los, na verdade, estamos em busca de alegria e de felicidade. Ninguém peca por amor ao pecado, vicia-se, mas não por amor. Todos os pecados e erros cometidos, por nós, têm um motivo: Encontrar a alegria, como bem elucida Pe. Léo: “Por trás do pecado está a busca da alegria”.

Mesmo passando pelas múltiplas fases da nossa vida, estamos sempre caindo no mesmo pecado, e o que nos seduz a cometê-lo é a busca da felicidade. No entanto, a buscamos fora de nós, e a alegria fora de nós se transforma em angústia e depressão, razão pela qual a humanidade passa por essa situação.

Este desejo de busca de felicidade, em nós, foi colocado por Deus, e se foi o Senhor quem o colocou em nosso coração, por que este desejo nos leva ao pecado? Isso ocorre porque o “encardido” nos desviou da meta, nos deixando presos ao que é pequeno, supérfluo e passageiro. Enquanto o ser humano buscar alegria fora de si, não será feliz.

Por que muitas pessoas juntam dinheiro o ano todo para participarem do Carnaval, como por exemplo do Sambódromo? Para se anestesiarem por algumas noites e esquecer dos problemas, por isso a alegria acaba em tristeza ou em um profundo vazio.

Não conjuguem alegria com agitação, pois a verdadeira alegria é aquela que permanece quando todo o barulho passa e toda a agitação cessa. É como uma música que continua ressoando em nosso interior.

Quem não fizer o encontro pessoal com Cristo ressuscitado não experimentará a verdadeira alegria, porque esta vem somente do encontro pessoal com Ele. No entanto, muitos de nós ainda não estamos convencidos de que Jesus realmente ressuscitou e que, dessa forma, também pode nos ressuscitar de todas as situações de morte. O Senhor passou por todas as fases de sofrimento e chegou à ressurreição, mostrando-nos que só quem tem a verdadeira alegria, que é fruto do Espírito Santo, pode passar por todas as fases é chegar à plena alegria, que é a ressurreição.

O povo de Deus está indo atrás desses tipos de euforia porque nós, cristãos, não estamos testemunhando como deveríamos e o contagiando com a alegria de ser cristão. Só em Jesus está a força que nos arranca das drogas, dos vícios, da prostituição, entre outros. Muitos estão buscando a felicidade nesses vícios, como a prostituição, porque ainda não foram contagiados por nós com a verdadeira alegria vinda do Espírito Santo.

A maioria das festas carnavalescas serve apenas para emporcalhar nossas casas e famílias. São verdadeiras investidas do demônio, cujo objetivo é o de nos levar a acreditar que o nosso corpo não é sagrado, visando arrancar os valores cristãos da nossa família.


Adquira em nosso shopping:

Nosso telefone: (12) 3186-2600

.: Coletânea de Palestras: As mais vendidas

Pe. Léo

<.: Livro:
Jovens Sarados

Pe. Léo

.: CD:

Dunga ao vivo 15 anos

Dunga