Em outro dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinava. Achava-se ali um homem que tinha a mão direita seca. Ora, os escribas e os fariseus observavam Jesus para ver se ele curaria no dia de sábado. Eles teriam então pretexto para acusá-lo. Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse ao homem que tinha a mão seca: Levanta-te e põe-te em pé, aqui no meio. Ele se levantou e ficou em pé. Disse-lhes Jesus: Pergunto-vos se no sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida, ou deixá-la perecer. E relanceando os olhos sobre todos, disse ao homem: Estende tua mão. Ele a estendeu, e foi-lhe restabelecida a mão. Mas eles encheram-se de furor e indagavam uns aos outros o que fariam a Jesus (Lucas 6, 6-11)

Na Canção Nova, somos acostumados a dizer que Nada é coincidência, mas tudo é providência do Senhor. Como Deus nos conhece e sabe do que precisamos, está sempre disposto a realizar a Sua obra em nós. Nessa passagem, Ele mandou o homem estender as mãos e no ato de fazer isso ficou completamente curado.
O Senhor nos fala hoje para também estendermos as mãos e irmos ao encontro de Deus. O fato de as estendermos não é só um ato físico, mas é muito mais que isso, porque é um ato interior de estendermos nossas mentes travadas e ressequidas. Vamos obedecer à Palavra para que a graça física aconteça.
Santo Ambrósio afirma que estender as mãos é favorecer ao próximo, defendê-lo de qualquer injúria que possa estar sofrendo; estender as mãos para ajudar o pobre que lhe pede ajuda. Talvez não tenhamos coragem de ir ao encontro daqueles que necessitam, mesmo assim, estendamos suas mãos a todos.
O Senhor está lhe dizendo: estenda as mãos, pois o que você não pode fazer Eu posso, pois o meu amor é muito maior que seus pecados que o afastam de Deus. São pequenos atos de virtude que podemos adquirir para ajudar nossos irmãos, atingindo a meta da santidade, a qual é estar curado e liberto do pecado. Uma pessoa santa é aquela pessoa que não quer mais pecar, sempre buscando viver o PHN (Por Hoje Não vou mais pecar).
Como está em nossos Estatutos os erros e os pecados sempre estarão em nossa vida, mas não é justificativa para pecarmos, mas sim estendermos as mãos e o nosso coração para que, doando-nos, possamos também receber.
A santidade se dá nas pequenas ações, as quais nos vão santificando e tirando nossos defeitos. Para isso precisamos do espírito de penitência, e o que faltar Deus vai nos dando. O nosso poder está no que é pequeno e o poder de Deus, no que é grande, limpando-nos e purificando-nos na confissão.
O grande perigo é a doença espiritual chamada tibieza, a qual nos faz perceber a não-realização da ação de Deus em nossa vida. Não se conforme com as suas limitações pessoais, mas lute contra todos os seus defeitos e pecados!
Aridez é não sentir Deus, mas mesmo assim temos certeza de que o Senhor está conosco; a tibieza é não acreditar no poder de Deus.
Estenda a mão para que o Senhor realize o milagre em sua vida. É preciso querer lutar e alimentar-se do desejo da santidade, da vida nova impressa em seu ser, para que tenha a coragem de estender a mão. Hoje é dia de decisão e Ele vai lhe dar o milagre se você escolher por Jesus. Independentemente de como você está, estenda suas mãos ao Senhor!
Padre Hamilton Nascimento
Membro da Comunidade Canção Nova
Alcançamos 39% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de julho. Deus lhe pague por sua generosidade!
Transcrição e adaptação Eliziane Edwiges Alves
.: Jornada Mundial da Juventude
.:Venha rezar conosco a Novena de Nossa Sra. do Carmo
.: “Venha cantar uma Canção Nova”
.: Papa indica Apóstolo Paulo modelo de missionário
.: Como a TV digital chegou
.: Mitos do débito automático
Adquira em nosso shopping:
.: Livro
‘Administrar a própria Vida’
Wellington Jardim
.: Livro
”Cura Senhor onde dói”
Padre Vagner Baia
.: CD
“Above all Things”
Ricardo Sá