Parabéns educador

Educar na Canção Nova é acreditar no educando e no seu potencial

““A prova é com consulta?”, “É para entregar quando?”, “Só mais cinco minutinhos!” Acredito que você já deva ter ouvido ou até mesmo dito algumas dessas expressões. Neste dia 15 de outubro, comemoramos o Dia do Professor, uma oportunidade para agradecer-lhes e dizer a eles o quanto são importantes para nossa vida acadêmica e também social.

E ser professor não é somente ser o profissional que conhecemos nas escolas, é também no dia a dia de casa, com os pais, tios, irmãos, primos, vizinhos. Na escola, aprendemos a ler, a escrever, a desenvolver nossa capacidade intelectual, o raciocínio e a inteligência. Acabamos aprimorando ainda mais o que trazemos de nosso convívio familiar, como caráter, disciplina, responsabilidade e também a fé.

No Instituto Canção Nova (ICN), encontramos um pouco disso e a professora Anamélia Hummel Costa Ribeiro, que trabalha há 11 anos nesta área, conta para nós o que é ser uma educadora. “Há cinco anos tenho a graça de lecionar em uma instituição onde JESUS é o centro de tudo. No Instituto Canção Nova temos a missão de promover o desenvolvimento integral do educando de um jeito sempre novo de educar, acreditando sempre no potencial individual de cada criança. A cada dia vamos juntos nesta linda missão de formar homens novos para um mundo novo”.

diadoprofessor_cancaonova

O trabalho de educar não é uma tarefa fácil e cabe ao professor estimular e incentivar o aluno a descobrir e aprender o “novo” de cada dia.

Felipe Aquino, professor de física e apresentador do Programa “Escola da Fé”, da TV Canção Nova, em seu artigo “Dá-me uma sala de aula e mudarei o mundo!”, faz esta constatação: “O aluno só aprende com satisfação quando o professor ensina com entusiasmo e sabe motivá-lo. Os alunos respeitam o professor que domina a matéria e sabe os motivar para o aprendizado. Um homem motivado vai à Lua, mas sem motivação não atravessa a rua”.

Como é satisfatório o aprendizado quando este acaba sendo mútuo! O aluno está ali para aprender e espera de seu professor paciência, estímulo e, muitas vezes, não é somente o aluno que absorve algo daquele profissional, pois também o professor aprende a lidar com situações que não fazem parte de seu cotidiano, com realidades diferentes, trazendo para si algo que não se aprende nas faculdades.

O entusiasmo e a motivação, lembrados pelo professor Felipe Aquino, podem ser encontrados nos olhos e na voz branda do pequeno Davi Vicente Ayres Gonçalves, de 11 anos de idade. Aluno do 6º ano do ICN, ele destaca que: “Aqui eu aprendo coisas que quero compartilhar todos os dias, eu considero meus professores como parte da minha família, eles têm paciência, são gentis e sempre tentam nos ajudar ao máximo a aprender as matérias”.

Ouve-se muito dizer que a fase escolar é uma das melhores da vida. E o aprendizado escolar se funde com a vida pessoal, como revela Adriel Lima, de 22 anos, ex-aluno do Instituto e aluno da Faculdade Canção Nova atualmente: “Assim como os pais, os professores influenciam diretamente na vida acadêmica no presente e no futuro, pois será com a ajuda deles que muitos valores serão passados a você. E tais valores não se resumem apenas à vida acadêmica, mas também à vida pessoal, porque parte de sua formação vem deles. Vejo meu futuro no meio acadêmico devido a esse incentivo que sempre tive dos professores, a paciência, a amizade, o ensino de qualidade que se esforçavam em ter para passar aos alunos”.

Cada um de nós se lembra de algum professor que marcou a trajetória escolar, e, neste dia que é dedicado a ele, o que nos resta é dizer-lhe o nosso “muito obrigado”. Obrigado pelo dom compartilhado, pelos aprendizados e disciplina aplicada. Não desistam dessa linda missão que é educar. Deus os abençoe!

Arieli Prado
Clube da Evangelização
Sua fé transformando vidas