SPV_040509

É preciso ter coragem de curar o ódio com o amor

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 4 de maio.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Lucas 6, 27-36.

Luzia Santiago Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Quando entramos no coração desta Palavra, vamos percebendo que ser cristão é ser feliz, mas também é algo exigente. A fé em Jesus Cristo não é uma fé “água com açúcar”, porque o Nosso Senhor Jesus Cristo não é um Senhor “água com açúcar”. Cristo é amor verdadeiro, é misericórdia entranhada, é vida que gera vida. Por isso, a Palavra de Deus nunca nos deixa permanecer no comodismo. A Palavra de Deus nos puxa para a vida, porque a felicidade está em viver. Mas, a vida exige de nós esforço e sacrifício.

.: Ouça a mensagem

Quando nós colocamos os nossos olhos sobre essa Palavra, parece até um texto romântico quando diz: “Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam” (Lucas 27). Parece uma canção que a gente canta para alegrar o coração, mas não é. Essa canção vivida na vida é que gera vida verdadeira. É esse tipo de música que toca na Palavra de Deus, sobre a qual Santo Agostinho dizia: “Cantar é próprio dos que amam. Quem canta, reza duas vezes”. Canta com a boca, mas canta com o coração, canta com a vida. Porque não são apenas palavras. Esta Palavra precisa acontecer hoje na nossa vida. Nela tem um segredo de vida eterna.

A Palavra de Deus é como o fogo e como o martelo, que batem duramente contra a rocha e são capazes de rompê-la. Às vezes, precisamos de uma palavra dura, que bata contra a rocha do nosso coração, para libertar dentro do nosso peito o coração que existe em nosso interior. Nosso coração não foi feito para viver enclausurado dentro de uma rocha, não foi feito para ser de pedra; ele foi feito para amar.

Diz a Palavra que o Reino dos Céus é para os violentos. Como assim? É daqueles que amam com violência. Quem ama nessas condições, como pede a Palavra, quem ama o seu inimigo, quem faz o bem a quem lhe fez mal, quem fala bem de quem falou o mal dele, sabe que é uma violência que nós fazemos a nós mesmos para viver esta Palavra; mas é algo que liberta o coração e dá alegria de viver.

Essa Palavra também carrega em si uma promessa no versículo 31: “Então a vossa recompensa será grande’. Ser fiel no mínimo é grandioso. Para muitos talvez essa passagem bíblica seja dura, mas ser fiel no pouco é algo grande. E o que o Senhor nos pede hoje é: “Ame os vossos inimigos, fale bem dos que falam mal de você”.

Quer ser grande? Comece nas pequenas coisas. É nas pequenas coisas que vamos sendo transformados. Quando percebo que algo me impede de amar, então preciso me livrar disso [algo que não me deixa amar].

Quem não consegue ouvir a Deus, quem não escuta a voz do Pastor, quem não é capaz de discernir o impulso do Espírito Santo, acha que obedecer a essa Palavra é loucura.

Amar o inimigo como inimigo é estupidez, mas amar essa pessoa porque ela também foi criada por Deus, porque o Senhor também quer a salvação dela é a vontade divina. Se você consegue amá-la, isso chama-se caridade. Se você é capaz de amar, isso significa que o Espírito Santo está no seu coração.

É preciso ter coragem de curar o ódio com o amor, não existe outro caminho. Quer melhorar a sua vida e daqueles que estão à sua volta? Promova o amor, fale bem bem de quem até mesmo fala mal de você. As nossas armas são as armas da luz, e nós não lutamos com as armas das trevas, nós lutamos com as armas do amor!

Quando olho para alguém procurando encontrar nela o bem, então nela encontro Deus. “Pensar bem de todos, querer bem a todos e falar bem de todos”.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova