Sorrindo pra Vida 26/10/07

É perdoando que se é perdoado

Mensagem do padre Eliano Gonçalves no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 26 de outubro.

.: Ouça a mensagem

A Palavra que vamos partilhar hoje está em: São Mateus 18, 23-35.

A Palavra de Deus desafia a cada um de nós. Eu preciso experimentar misericórdia e perdão e ser misericórdia e perdão. Certa vez, o Papa João Paulo II disse que “só o perdão pode nos levar a sanar as feridas mais profundas do nosso coração”.

Esta é a nossa relação com o Senhor: nós não merecemos o perdão, não temos merecimento nenhum, mas Ele tem paciência conosco. Um coração intransigente, ferido e magoado não vai conseguir agir com misericórdia.

Meus irmãos, quando experimentamos misericórdia diante das nossas fraquezas e pecados, nós não agimos como juízes uns dos outros, porque reconhecemos de que pó fomos feitos e sabemos que Deus, no seu amor, não cessa de nos perdoar.

Mas, infelizmente, a limitação humana quer sempre colocar termos e limites para dar o perdão. Por isso, Pedro pergunta quantas vezes devemos perdoar, e Jesus diz “setenta vezes sete”, sem limites. Ele nos perdoa sempre, então, por que queremos por limites para perdoar os nossos irmãos?

Lembre-se da oração do Pai Nosso: “perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Não é assim que rezamos na Missa? Então, lembre-se disso: o perdão de Deus depende do perdão que você dá. Isso nos convoca a uma atitude de verdadeira vida cristã.

Um coração só pode ser livre na força do perdão, na força da reconciliação e misericórdia. O que depende de você é perdoar e estar aberto a esta reconciliação.
“Mas, padre, ele(a) não quer falar comigo!” Não interessa. O perdão depende de você. Esteja aberto, esteja livre.

A reconciliação começa a ser eficaz, quando o nosso coração está livre, porque já iniciou o processo do perdão.

Padre Eliano Luiz Gonçalves
Fraternidade Javé Salvador

Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe, cuida de todos os sócios, não deixe que nada falte na mesa daqueles que, do seu pouco, fazem muito junto conosco.
Graças a Deus, alcançamos 76% da campanha do “Projeto Dai-me Almas”. Essa é uma grande vitória, pois quando somos fiéis no pouco, Deus sempre nos confia muito mais.


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘Sofre e Amar’
Luzia Santiago


.: Livro
A vida no poder do Espírito Santo
Márcio Mendes


.: Livro
Na Trilha de um vencedor
Adelita Rozetti