SPV_300109

Diante dos problemas é o Senhor quem nos faz crescer e caminhar

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

O Espírito Santo, que inspirou a Sagrada Escritura, ao encontrar abertura em nosso coração vem nos inspirar o louvor a Deus.

.: Ouça a mensagem

A Palavra que vamos meditar hoje está em Habacuc 3, 16b-19:
“Tranquilo espero o dia da angústia, que há de vir para o povo que nos oprime.
E, mesmo que a figueira não renove seus brotos, mesmo que a parreira deixe de produzir e venha a falhar a produção de azeitonas, se as pastagens nada mais tiverem para alimentar o gado, se as ovelhas desaparecerem dos pastos, mesmo que não haja mais gado no curral, estarei feliz no Senhor, cantando a Deus, meu salvador.
O Senhor Deus é minha força, ele me dá pés ligeiros como os da gazela e me conduz para minhas alturas”
.

Quando nós olhamos essa Palavra percebemos que é um canto de louvor manifestando a confiança em Deus. Mesmo que faltem a comida, a roupa, a bebida, o remédio, diz o profeta: “Eu estarei feliz no Senhor”.

O Senhor é Aquele que nos liberta dos inimigos e vem em socorro às nossas necessidades. Qual razão para o Senhor se manifestar? Para salvar o povo d’Ele e libertar os Seus ungidos. Deus é Aquele que sempre sai de si. Por isso, nós cristãos não podemos parar. Somos um povo peregrino. A nossa vida neste mundo é uma peregrinação.

A pessoa que sai de si, vai ao encontro do outro e se põe a serviço dele.
O amor de Deus é o Espírito Santo. O Senhor se derramou sobre mim, sobre você, para nos amar e nos proteger. Para Deus, cada um é único. Você é indispensável para Ele. Quando Ele olha para você e vê suas necessidades, essa Palavra se manifesta sobre você e se torna real. O Senhor vem para libertá-lo e para salvá-lo. Se você tem pedido para Deus salvar sua família, tenha a certeza de que essa Palavra vai se cumprir se você orar com fé e com perseverança.

O Senhor luta conosco contra três inimigos: O inimigo dentro de você: o homem velho, que tenta mantê-lo escravizado na tristeza, no vício. Sabe aquela voz dentro de você que luta contra você? Que quer pôr você para baixo e fazê-lo desistir? Somos incapazes de nos libertar dela se Deus não intervier. O inimigo que está à sua volta, que não são as pessoas, é a mentalidade deste mundo de egoísmo, de vantagens, de falta de caráter, no qual as pessoas não honram mais a sua palavra, o mundo vazio de amor. O mundo que o valoriza pela sua beleza, pelo seus dons. Mas quando você os perde, é desclassificado por ele. O mundo se tornou vazio de pessoas que amam, que se abraçam, que emprestam o ombro e os ouvidos para o outro. O inimigo que está acima de nós é o próprio demônio. Não pense que não temos de combatê-lo todos os dias. Ele está obstinado em destruir a sua família, que ainda é um oásis de amor. Pode haver muitas brigas, mas quando a coisa “pesa” para o seu lado, sua família se une a seu favor, toma o seu partido, defende você, porque o ama.

O Senhor, que veio para nos libertar, tem feito para nós esses oásis de amor, que são as comunidades e as famílias.

Quando você deixa Deus entrar na sua vida, você frustra os planos que o inimigo tinha para a sua vida. Nós não vamos nos agitar hoje ou ficar aflitos e afoitos. “Tranquilo espero o dia da alegria que virá sobre mim”.
Nós, hoje, vamos afirmar: mesmo que a chuva demore a cair, mesmo que as dificuldades cheguem “estaremos felizes no Senhor”, porque sabemos que ao nosso lado Ele estará. E o mínimo para garantir a nossa vida Ele nos dará. Confiemos no Senhor, pois Ele é nossa riqueza.

Quantos de nós estamos lutando contra uma doença, uma injustiça, dívidas? Mães lutando por seus filhos. Mesmo em meio a essas necessidades, o Senhor Deus é a nossa força. Diante dos problemas é o Senhor quem nos faz crescer e caminhar.

Aconteça o que acontecer, esteja feliz no Senhor!

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova