Sorrindo pra Vida 31/10/07

Deus ouve o pobre

Mensagem do missionário e escritor Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 31.

.: Ouça a mensagem
A Palavra que vamos partilhar hoje está em Eclesiástico 21,1-8.

A súplica do pobre vai da sua boca até os ouvidos de Deus e a justiça lhe será feita sem demora.
São inúmeras as situações da nossa vida que nos fazem ficar pobres. Há momentos em que estamos pobres de amigos, em que todo mundo se foi e nós contamos apenas com o essencial, com as pessoas que estiveram conosco nos momentos difíceis da vida, sofreram e alegraram-se ao nosso lado.

Às vezes, ficam pouquíssimas pessoas ao nosso lado e nos sentimos pobres. Então, percebemos que a glória deste mundo é fugaz, pois ela foge, passa, não tem consistência. A fama, neste mundo, é supérflua. Outras vezes, a nossa pobreza é de dinheiro mesmo; são dívidas e mais dívidas e acabamos nos afundando.

Há situações em que a nossa pobreza é física. Pessoas que já tiveram tanto vigor, tanto orgulho de seu dinamismo, mas, de repente, veio uma enfermidade e os colocou na cama e lhes tirou a riqueza. Neste momento, quem não tinha o costume de contar com ninguém, agora se vê obrigado a depender dos outros… Que humilhação! É aí que vem o choro e as lágrimas correm pelo rosto delas, porque não estavam preparadas para viver aquilo.

No momento de pobreza, nós ficamos angustiados e não sabemos o que fazer. Às vezes, sentimo-nos pobres por causa da impotência. Quantos pais estão reduzidos a este sentimento diante dos seus filhos, porque não sabem mais o que fazer para ajudá-los? Quantos casamentos verdadeiros, mas que um deles se deixou levar pelas paixões! As paixões, muitas vezes, não são apenas por uma outra mulher ou homem, mas pelo trabalho. Apaixonam-se de tal forma, que se esquecem de si mesmo e já não vivem mais em família. Algumas pessoas apaixonam-se pelos amigos e já não conseguem chegar em casa; ficam pelo meio do caminho, pelos botecos. E os que esperam em casa, seja homem ou a mulher, ficam reduzidos à impotência, vêem-se pobres.

Na hora da pobreza só nos resta clamar a Deus, embora toda pobreza tenha consigo uma força escondida. Quando nos vemos pobres, sem forças, sem saber o que fazer; quando já não temos como contar com nossos recursos, é aí que somos auxiliados, fortalecidos e revigorados por Aquele que vem em socorro da nossa fraqueza.

Há algo muito lindo na pobreza verdadeira: quando a reconhecemos como nossa. Uma pobreza que é negada, é orgulhosa. Mesmo sendo miserável, ela, espiritualmente, traduz-se em orgulho. A verdadeira pobreza é quando nos reconhecemos necessitados, desamparados, pequenos e dependentes de Deus.

Diante disso, o que acontece? A nossa súplica se torna a súplica de um pobre, um frágil que reconhece que precisa de socorro e Deus vem em nosso auxílio.

Nossa Senhora diz que é para os pobres que os olhos de Deus estão voltados. Quando nos aproximamos d’Ele, Ele nos faz viver com o essencial.

Márcio Mendes


Nossa Senhora Aparecida, rogai por todos nós da família Canção Nova, pelos internautas, principalmente por aqueles que acessaram, pela primeira vez, o nosso Portal e sentiram-se tocados a contribuir para que esta obra continue dando muitos frutos. Nossa Mãe, cuida de todos, não deixe que nada falte à mesa daqueles que, do seu pouco, fazem muito conosco.

Graças a Deus, alcançamos 88% da campanha do “Projeto Dai-me Almas”. Essa é uma grande vitória, pois quando somos fiéis no pouco, Deus sempre nos confia muito mais.
Deus lhes pague!


Assista: Missionário Márcio Mendes deixa mensagem aos internautas


Adquira em nosso shopping:

.: Livro
Novena de Natal
Bento XVI


.: Livro
A vida no poder do Espírito Santo
Márcio Mendes


.: Livro
Na Trilha de um vencedor
Adelita Rozetti