Sorrindo pra Vida 21-02-07

Deus nos espera. Precisamos voltar

Mensagem de Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 21.

.: Ouça trecho da mensagem de Márcio Mendes

Eu quero convidar você a abrir a Palavra de Deus em Atos dos Apóstolos 2,38.

Pedro tinha acabado de fazer uma pregação, e o povo ficou comovido ao ouvi-la. Ele tinha acabado de lhes gritar, acusando-os de terem matado a Jesus de Nazaré, quando também afirma que Deus O ressuscitara dos mortos. Aquele povo sabia que muitos deles não estavam aos pés da cruz, mas compreendeu que Jesus morreu em virtude do pecado de toda a humanidade, por isso estremeceu de temor. Eles tremeram diante de Deus, e ao ouvirem essa acusação, ficam com o coração compungido e perguntam a Pedro: “O que devemos fazer?” E este lhes responde: “Convertei-vos”. Aquela multidão percebeu o que tinha acontecido com este apóstolo [Pedro], com os outros apóstolos e discípulos, pois viu fogo nos olhos dele, paz no seu rosto, amor em suas palavras, e viu também que do coração dele emanava alegria. De modo que aquelas pessoas, que estavam ali, queriam fazer essa mesma experiência, porque perceberam, que aquilo que eles tinham experimentado, era algo extraordinário: tinham feito uma experiência do amor misericordioso de Deus.

Estes homens e estas mulheres, que ouviram Pedro falar de Jesus Cristo, perceberam que ele estava falando do verdadeiro amor. Eles já tinham experimentado muitos amores, muitos deuses na vida deles. E agora ouviam falar do Deus verdadeiro, do amor verdadeiro. E com isso, posso traduzir o que eles perguntaram a Pedro: “O que nós precisamos fazer para ter essa vida de vocês? Para sermos assim, para recebermos o que vocês receberam, e viver como vocês estão vivendo agora?” E Pedro responde para eles: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2: 38b).

Muitos de nós já somos batizados, nós que estamos vivendo esta Quaresma, que começa hoje. Mas eu digo para vocês que o tempo quaresmal é um momento que exige de nós caráter, porque ele tem características especiais e uma delas é o que a liturgia chama de “Cristocêntrica”, ou seja, Jesus é o centro, pois na Quaresma nós não O tiramos diante dos olhos. E uma outra característica desse tempo é que ele é batismal, ou seja, voltamos à graça primeira do nosso batismo por meio da conversão e da penitência. E, se nós passamos pelas primeiras águas, que foram as águas do batismo, agora, outras águas nos esperam na Quaresma, que são as águas das lágrimas da penitência, da confissão dos nossos pecados, pois nesse tempo, nós resgatamos a força e o rigor do nosso batismo pelo sacramento da penitência, que é o “sacramento das lágrimas”, no qual nós choramos pelos nossos pecados por termos nos afastado do grande amor das nossas vidas que é o Senhor. Então, nós voltamos a Ele.

“Sejam batizados” diz São Pedro, para o perdão dos seus pecados, e ai de vocês que receberão essa vida, que nós temos, pois receberão o dom do Espírito Santo, porque a promessa é para os filhos, para aqueles que estão perto, mas é também para aqueles que estão longe e escutam o apelo do Senhor nosso Deus.

Talvez você esteja, hoje, pela primeira vez sintonizando esta obra de Deus chamada Canção Nova, pela Rádio, TV ou pela Internet. Talvez você até se sinta um pouco distante, ouvindo-a pela primeira vez. Saiba: isso é para você, que escutou a Palavra do Senhor, e que sentiu o seu coração compungido. Mas me deixe ser bastante sincero com você: quando a gente escuta a Palavra de Deus, a gente muda, isso ocorre irremediavelmente sem dúvida, porque quando ela toca o nosso coração, ele se transforma: ou amolece e a acolhe ou se endurece para não a acolher.

Quaresma é um tempo em que tomamos a decisão de como vamos acolher a Palavra de Deus em nosso coração: se vamos nos deixar comover por ela e viver para o Deus da Palavra ou se para não deixar que ela transforme a nossa vida, vamos fechar os nossos ouvidos e endurecer o nosso coração. E que Deus nos livre dessa segunda hipótese!

Hoje, se você ouvir a voz do Senhor, não endureça o seu coração, arregace as mangas, fé na estrada, pé na estrada e mãos à obra, como disse padre Jonas hoje na homilia. O Senhor mesmo vai nos ensinar como viver bem este tempo quaresmal.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova


Família Canção Nova, chegamos aos 58% da nossa campanha do Projeto Dai-me Almas!
Muito obrigado a todos os nossos sócios que são os amigos fiéis desta obra de Deus! E mais uma vez, nós estendemos as nossas mãos a você, pois nós contamos com a sua fidelidade.


Adquira em nosso shopping:

.: Livro: ‘Retiro Popular 2007’, Dom Alberto Taveira Corrêa

.: Livro: ‘Alimento Sólido’, Prof. Felipe Aquino